Se o seu negócio tem um espaço físico, saiba o que ter em conta na hora de atrair visitantes e realizar um evento de inauguração para a sua loja que ninguém esquecerá.

Como atrair visitantes e clientes?

O seu negócio precisa de clientes para crescer! Eis algumas dicas nossas sobre o que pode fazer para atraí-los à sua loja.

  • Dê a cara e mostre toda a sua simpatia! Aposte num atendimento personalizado e de excelência.
  • É pelos olhos que conquista as suas visitas! Torne a sua montra atractiva.
  • Todos os momentos são bons para celebrar! Aproveite para assinalar as datas especiais.
  • A união faz a força! Faça parcerias com outros negócios locais, para que eles ajudem a divulgar o seu (e ofereça-se para fazer o mesmo por eles).
  • Mantenha-se presente! Utilize o seu website e Redes Sociais para contactar, regularmente, com o seu público-alvo.
  • Socialize! Participe em eventos locais.
  • Prepare um evento de inauguração para a sua loja.
  • Cultive relações! Mantenha contacto regular com os clientes após a venda (quem não aparece, esquece… se os clientes não aparecerem, tome a iniciativa de retomar a conversa).

Como montar um evento de inauguração para a sua loja?

A primeira impressão é fundamental para que o cliente conheça a sua loja pelos melhores motivos. Dê a conhecer o seu espaço e prepare um evento de inauguração. É uma excelente oportunidade de contacto directo com o seu público e de o fazer sentir-se valorizado.

Para a divulgação do seu evento:

  • Planeie com antecedência.
  • Escolha uma data e horário convenientes ao seu público-alvo.
  • Publique o convite nas suas Redes Sociais (pelo menos, um mês antes do evento).
    a) Crie um hashtag oficial para o evento.
    b) Crie um evento no Facebook e no Linkedin. Se usar um video, atrairá mais pessoas. Se preferir usar apenas uma fotografia, escolha uma muito apelativa.
    c) Faça um vídeo em directo no seu Instagram.
    d) Peça divulgação alargada aos seus contactos.
    e) Faça parcerias com influenciadores digitais e embaixadores da marca.
  • Contacte jornais regionais.
  • Distribua flyers em cafés e lojas próximos, em Associações, Grupos Recreativos e Grupos de Interesses (que podem ser online).
  • Elabore uma lista de contactos via email, para enviar o convite. Utilize um programa de envio de newsletters (como o Mailchimp, p.ex.) para evitar problemas de spam e, se os convidados forem mesmo importantes, opte por um email um-a-um. Ganhará em eficácia o que “perderá” em tempo. Não se esqueça de tratar as pessoas pelo seu nome!
  • Jogue pelo seguro: informe e peça as devidas autorizações a vizinhos, condomínio e outras entidades para a realização do seu evento e a articulação, com eles, dos moldes em que irá ocorrer. Afinal de contas, precisa de garantir amigos e não começar logo a fazer inimigos!

Para decorar a sua loja para o evento de inauguração:

A decoração da sua loja não deve ser esquecida e deve estar perfeitamente aliada ao conceito da sua marca. Eis algumas dicas a ter em conta:

  • Disponha os seus produtos de forma a criar um ambiente que ofereça uma experiência agradável ao consumidor.
  • Exponha balões ou outros elementos festivos de decoração na sua loja.
  • Faça proveito do sentido olfactivo do seu público, e não se esqueça de preparar um aroma agradável para difundir na sua loja.

Durante o seu evento de inauguração:

  • Vá para o local com a antecedência necessária para preparar o espaço e a decoração.
  • Ponha a tocar música animada e/ou relaxante, que pode ir adaptando aos diferentes momentos da festa.
  • Posicione um promotor à porta da sua loja a convidar os transeuntes a entrar, a receber os convidados, a distribuir flyers e a oferecer amostras ou brindes.
  • Faça um sorteio ou passatempo, com o objectivo de recolher os dados autorizados dos seus participantes para futuros contactos.
  • Crie promoções exclusivas para a data – não precisa de usar descontos imediatos, pode fazer uma oferta aplicável numa futura compra ou inscrição.
  • Tire fotos e vídeos (para mais tarde publicar e partilhar).
  • Ofereça um pequeno lanche e aproveite para fazer uma parceria com um café ou pastelaria local.

Após o evento de inauguração:

  • Escreva aos participantes e parceiros a agradecer a sua presença. Seja sempre muito pessoal nestes agradecimentos, não se limitando a escrever nas redes sociais.
  • Partilhe o feedback dos participantes.
  • Divulgue progressivamente as fotos e vídeos do evento. Cuidado com aqueles em que aparecem rostos identificáveis – terá de garantir autorização dos visados para publicá-los.
  • Continue em contacto com todos os visitantes que tiverem deixado os seus telefones e/ou emails: anuncie novidades e ofertas com uma periodicidade semanal a mensal, conforme o negócio e o tipo de público-alvo.

O ficheiro completo com as dicas para inauguração da sua loja pode ser descarregado aqui:

Inauguração de Loja de Rua