Não pagar mais pelo Público é a proposta do diário da Sonaecom, que se juntou à Paytime para permitir a assinatura do jornal a troco de atenção para conteúdos das marcas. O Paytime, explica o diário liderado por David Dinis, “torna possível fazer uma assinatura do Público sem pagar um tostão”, bastando para isso “dedicar algum tempo para assistir a conteúdos livremente seleccionados, mantendo o total controlo sobre a gestão do tempo de visualização dos mesmos”. Para isso, o leitor começa por responder a um questionário anónimo cujo objectivo passa por informar quais as marcas e anúncios que podem considerar relevantes, escolhendo “os anúncios que pretende ver, sem que nenhuma marca entre em contacto consigo, e pode visualizá-los quando quiser”. “Depois de assistir ao anúncio, deixa uma opinião para que a marca saiba o que pensa a seu respeito e do anúncio visualizado”, explica o jornal. O tempo de visualização do anúncio é depois registado e convertido numa assinatura digital do jornal.
MeiosePublicidade, por Pedro Durães a 16 de Maio de 2017