É sabido que a empatia é meio passo para conquistar o seu cliente. Porém, juntar esta qualidade a um processo de vendas bem definido é o que vai fazer as vendas da sua empresa dispararem.
Se pretende melhorar o seu processo de vendas, preparámos para si um guia completo com 7 passos fundamentais que deve seguir, as etapas do ciclo de vendas.

Etapa 1: Faça a prospecção
Antes de iniciar um ciclo de venda, dedique algum tempo a pôr-se na pele do seu potencial cliente. Conheça o processo de compra do seu produto ou serviço como se fosse um comprador.

Etapa 2: Estabeleça o primeiro contacto
Para convencer alguém a dispensar-lhe tempo precioso, tem que oferecer-lhe algo de valor (material ou emocional) em troca. O seu objectivo é ser a pessoa a quem o seu potencial cliente pode pedir conselhos.

Etapa 3: Qualifique
O objectivo da conversa de qualificação é determinar se o seu produto ou serviço se adequa ou não à situação do potencial cliente.

Etapa 4: Conquiste pela sua apresentação
Os seus clientes compram mais do que o seu produto – compram-no a si! Para demonstrar fiabilidade e honestidade pessoais, conte ao potencial cliente uma peripécia de outro cliente ou mesmo uma história sua.

Etapa 5: Vença os receios
Como lida com os comentários negativos que recebe e com os seus receios?  Uma dica para lidar com eles é dar respostas simples e fazer recomendações.

Etapa 6: Feche a venda
Sirva-se de histórias semelhantes de outros clientes que adquiriram o seu produto ou serviço e ficaram muito satisfeitos por terem tomado essa decisão.

Etapa 7: Consiga mais clientes por recomendação
Logo após contactar com o seu potencial cliente, envie uma nota de agradecimento a demonstrar a sua gratidão.

O documento completo pode ser descarregado aqui:

Para facilitar a compreensão deste assunto, sugerimos a leitura de outros artigos do nosso Blog:

Fonte: Livro Técnicas de Vendas para Totós