Se tem um negócio e utiliza a internet para vender, precisa de atrair visualizações e cliques dos seus visitantes nas suas plataformas digitais. Já falámos de SEO e até demos dicas sobre o que fazer para reforçar a sua presença online e obter lucro com ela. Está na hora de falarmos mais um pouco sobre as regras do jogo para vencer no mundo dos negócios online.
A internet pode parecer, em primeira instância, livre. No entanto, o crescimento de grandes plataformas digitais como Apple, Metaverse, Google, Amazon e Microsoft mostram-nos que, em terra de gigantes, há que estar à altura. E estar à altura implica, para começar, definir uma estratégia de conteúdos que lhe permita ter maior visibilidade e sucesso.
Pense no conceito de estratégia de conteúdos como num guia turístico. Os guias turísticos têm como função orientar os visitantes durante a sua estadia, indicando-lhes os locais a visitar e a forma como se devem comportar, face à cultura da região. Também a estratégia de conteúdos irá orientar a presença digital do seu negócio, indicando como deve comunicar, para quem, em que plataformas e com que instrumentos.
Para que os seus conteúdos se destaquem no meio de tantos outros, é fundamental que produza e partilhe informação relevante e interessante para o público-alvo desejado. Isto significa que todo o conteúdo que produzir deverá despertar nos utilizadores alguma reação e sentimento de gratificação. Provocar reações e informar os utilizadores é mais eficaz do que impingir-lhes um produto. Cabe-lhe a si conquistar a confiança do seu público, para que este se sinta tentado a comprar.
Agora que já sabe do que trata uma estratégia de conteúdos, em teoria, iremos explicar-lhe num próximo artigo os passos necessários para elaborá-la na prática!