O potencial do negócio do Turismo Médico na Europa, e especificamente em Portugal, levou a que, em 2011, dois amigos se juntassem e criassem, no Porto, a Travel Health Experience (T.H.E).

Uma empresa que dedica a sua actividade a “criar um plano de assistência de saúde personalizado a turistas nacionais e estrangeiros, com necessidades específicas de cuidados contínuos e prolongados, durante a sua estadia em Portugal”, explica Carlos Mouta, um dos sócios da empresa.

Segundo o responsável, esta solução permite que “o turista, quando planeia a sua viagem a Portugal, solicite, através do seu operador de turismo, agência de viagens, unidade hoteleira, seguro de saúde ou directamente junto da T.H.E.,um plano de assistência, adequado às suas necessidades específicas, às de um acompanhante ou familiar”.

Posteriormente, a T.H.E. analisa as necessidades do turista e o programa da estadia, e cria um plano de assistência de saúde paralelo, apresentando-o depois ao cliente. Quando aprovado, os colaboradores da T.H.E. vão ao encontro do cliente, ou são contactadas as entidades necessárias, para a prestação de cuidados de saúde, explica Carlos Mouta.

No final de 2013, surge o Porto Medical Tourism Simulator, uma plataforma online que permite que “turistas estrangeiros se desloquem ao Porto para realizar procedimentos médicos, como cirurgias e check-up, com toda a qualidade, segurança e comodidade”, explica o responsável, acrescentando que, através deste site “o turista pode obter informação sobre o procedimento médico que procura, por exemplo, o preço, descrição, unidade hospitalar e alojamento. Se pretender pode submeter o pedido de orçamento, bem como obter o apoio para a realização da viagem e intervenção médica”, explica Carlos Mouta.

Já em Portugal, a T.H.E prestará apoio ao cliente desde a chegada ao aeroporto até à partida para o seu apoio de origem, acompanhando os estrangeiros ao longo do programa, “nomeadamente prestando os cuidados de saúde e vigilância no seu hotel após a alta hospitalar”.

Por Raquel Pedrosa Loureiro, Ambitur, 05.09.2014