Os clientes adoram sentir que sabemos tudo sobre os melhores produtos e serviços mais recentes no mercado.
O que precisa de saber sobre o seu produto
Não se deixe apanhar desprevenido por um cliente que se disponha a pesquisar mais do que você.
Lembre-se que se um potencial cliente lhe trouxer informação válida sobre o seu produto ou serviço que você desconheça, a sua credibilidade sofre um abalo. É seu dever ser o especialista a que os clientes recorrem para obter conselhos e informações.
Frequente sessões de formação e leia sobre os produtos
Os vendedores médios passam a resistir à formação. É por isso que permanecem médios.
Tente enviar as dúvidas que lhe surjam ao departamento de apoio ao cliente online. Veja quanto tempo eles demoram a esclarecê-las e com que nível de pormenor o fazem. O que receber deles é o que provavelmente receberia um cliente a utilizar esse serviço, após uma venda.
Fale com os clientes
Preste muita atenção à forma como os seus clientes atuais descrevem a utilização que fazem do produto e aquilo que apreciam nele.
Vá diretamente à fonte: veja as coisas em primeira mão
A ideia original de muitos produtos deriva de uma necessidade que não estava a ser satisfeita.
Mantenha-se atento à concorrência: saiba o que enfrenta
Pelo menos uma vez por semana, faça questão de efetuar buscas online, utilizando uma lista de palavras-chave relevantes, como o nome da empresa concorrente, o nome do seu produto, etc.
Se contactar clientes que tiveram experiências passadas com os seus concorrentes, pergunte-lhes se se importariam de partilhar consigo o que pensam sobre esse produto ou serviço.
Se um novo cliente tiver acabado de deixar a concorrência para adquirir o seu produto, descubra qual foi exatamente o fator que o levou a tomar essa decisão.
Para facilitar a compreensão deste assunto, sugerimos a leitura de outros artigos do nosso Blog:
- Lidar com objecções de clientes
- Os Receios dos seus Clientes
- Contactar com os seus Clientes
- Etapas do Ciclo de Vendas
Fonte: Livro Técnicas de Vendas para Totós
Ilustração: Querer Além
Imagem Justus Menke no Unsplash