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SEO

Opiniões de Especialistas sobre o SEO

A Querer Além participou num estudo levado a cabo pela Fixando Portugal – Plataforma digital de contratação de serviços locais – sobre a importância do SEO (Search Engine Optimization) para os negócios – SEO para principiantes.

“O que os experts dizem sobre o SEO para principiantes

Vivemos uma altura complicada e muitos de nós estamos impossibilitados de trabalhar. Contudo, há males que vêm por bem, e estes tempos parados podem ser a oportunidade perfeita para tornar o seu negócio mais rentável e regressar em grande no final desta quarentena! O que acha de aproveitar este período para melhorar o seu website?

Em entrevista à Fixando, 5 experts em SEO partilharam a sua experiência com o intuito de ajudar pequenos negócios a melhorar a sua posição online. Descubra as dicas de Marisa Carlos, co-fundadora da Bizy – Gestão de tempo; Helder Mesquita do FastUP; Paulo Freitas, CEO da LeadSkill; Raquel Ribeiro, CEO de Querer Além, e Adriano Antunes, e comece hoje a melhorar o seu website!


O que é SEO?

Helder Mesquita: “SEO ou otimização para motores de pesquisa, são um conjunto de técnicas que permitem melhorar o posicionamento de um site ou blog em motores de pesquisa como o Google. Este posicionamento ocorre de forma natural por relevância, não sendo publicidade paga ou links patrocinados como o Google Adwords”

Marisa Carlos: “SEO é, em suma, a forma como optimizamos o nosso website ou blog de forma a que motores de pesquisa o encontrem mais facilmente e o possam sugerir a quem está activamente à procura do nosso tipo de conteúdo ou serviços.”

Porque é que é importante SEO?

Marisa Carlos: “Imagine que vende secretárias. Todos os dias há pessoas que procuram uma. As suas secretárias têm qualidade e sabem que serão fáceis de vender quando o cliente entrar na sua loja. Mas ninguém entra. Não é porque não procuram secretárias, mas porque não encontram a sua loja. O SEO é importante porque permite que pessoas encontrem a sua loja de secretárias online e offline.”

Paulo Freitas: “Manter sites reconhecidos pelos motores de busca como Google, Bing, Yahoo, Yandex, entre outros, é um fator chave para o sucesso de qualquer marca ou atividade online. Implementar técnicas de SEO que permitem aumentar o ranking do site é crucial para que o tráfego orgânico seja de boa qualidade e em maior volume.”

O tráfego orgânico define-se pelas pessoas que entram nos websites sem clicar num anúncio, ou seja, trata-se de um tipo de tráfego que é grátis por si.

Helder Mesquita: “com uma boa estratégia de SEO e conteúdos é possível que determinado site ou blog consiga conquistar uma posição na primeira página dos motores de pesquisa.”

É necessário ter conhecimento de coding ou ser engenheiro de software para trabalhar em SEO?

No meio de termos como “tráfego” e “rankings” pode parecer impossível trabalhar o SEO “in house” sem qualquer tipo de formação em engenharia de software, mas não se assuste!

Adriano Antunes: “Muitos hospedeiros de páginas já oferecem nas suas plataformas de configurações alguns recursos do SEO para ajudar a melhorar o posicionamento, porém, é preciso pesquisar sobre o tema e produzir informações precisas e que gerem relevância sobre seu serviço ou produto.”

Helder Mesquita: “Existem várias plataformas hoje em dia que nos permitem desenvolver um website sem necessidade de perceber programação, como por exemplo o wordpress, weebly, wix, webnode, etc.. Todas elas possuem uma versão gratuita mas às vezes limitada no que diz respeito à aplicação de técnicas de SEO e outras, sendo possível comprar módulos que permitem trabalhar esta componente.”

Raquel Ribeiro: “A experiência de um profissional ajuda a obter resultados mais rápidos e otimizar o orçamento, porque alguém que não sabe tenderá a acreditar em tudo o que lê…e nem tudo é útil, nem tudo é verdade e nem tudo funciona.”

Marisa Carlos: “Se o conteúdo é relevante e está bem escrito já tem parte do SEO implementado. A relevância é muito importante. SEO é complexo, mas ao mesmo tempo não. Basta ter alguma paciência para ler sobre ele e ir experimentando.”

Qual é o problema de SEO mais comum que vê com os seus clientes?


Já sabemos que qualquer pessoa pode começar a trabalhar o SEO do seu site, contudo, certamente terão algumas dificuldades e existe erros comuns a todos os principiantes. Assim, o que devemos evitar quando começarmos trabalhar o SEO?

Raquel Ribeiro: “Vejo 2 principais problemas: a arquitectura do site não está bem construída e as palavras-chave utilizadas não têm correspondência com as buscas realizadas pelos utilizadores sobre aquele assunto. O empresário não pode escrever no site como pensa o seu negócio, tem que escrever como o consumidor procura!”

Marisa Carlos: “Quando dizemos que é preciso tempo para realmente optimizar o website ao máximo, reescrever muita coisa, etc. Muitos dos nossos clientes contactam-nos mesmo por isso, falta de tempo. Então a nossa proposta segue no sentido de lhes poupar tempo, sem que abdiquem de fazer as melhorias que têm que ser feitas online.”

Geralmente quanto tempo demoram as mudanças de SEO a mostrar resultados?

O SEO não mostra resultados imediatos, logo, quanto tempo teremos de esperar para ver os frutos do nosso trabalho? Não existe uma resposta certa: há mudanças que podem ter resultados em 24 horas, outras em 3 meses e algumas podem demorar até 12 meses a surtir efeito.

Helder: “Normalmente consigo que os meus clientes comecem a ter os primeiros resultados entre a 4ª e a 6ª semana após as mudanças de SEO… em alguns casos podem demorar mais de seis meses.”

Paulo: “Nós apontamos para um time-frame de 3-5 meses para começar a dar resultados sólidos e sempre dizemos aos nossos clientes que o SEO deve ser uma atividade recorrente e contínua de forma a garantir que seguimos as últimas alterações”

Por onde começar a melhorar o SEO de um site ou blog?

Paulo: “Devemos sempre iniciar com uma fase de auditoria para perceber o atual estado do site e da qualidade dos backlinks… o bom user experience é um fator importante no SEO”, sendo que um backlink é quando um outro site tem um link para o seu.

Marisa: “Rever e reler tudo o que lá têm. Talvez alguns conteúdos já estejam desatualizados e isso pode estar a prejudicá-lo. Mas ainda antes de reescrever tudo novamente, ler um pouco sobre SEO.”

Helder: “Um dos pontos chave para melhoramento do SEO num site ou blog é o título do próprio site ou blog seguido de uma boa descrição… Não esquecer que tanto o título como a descrição devem conter alguns termos de pesquisa que sejam relevantes para a empresa ou o assunto do mesmo.”

Adriano: “Um texto preciso, relevante e que possua uma linha concisa é o primeiro passo. Depois, as análises de palavras chaves, correção de falhas em nomes de imagens e descrições resumidas sobre a página”.

Raquel: é preciso começar “pela arquitetura do site ou blog.”

Recomendaria alguma plataforma ou recurso para ajudar com SEO?

Quando questionados sobre as melhores ferramentas para ajudar com o SEO, a Raquel e o Helder recomendam Yoast SEO, um plugin grátis no WordPress. Por outro lado, o Paulo recomenda SEMRush, Moz Pro e Ahrefs.

Marisa: “O website Search Engine Journal é uma espécie de bíblia. Recomendo vivamente a quem compreenda Inglês. Se preferirem vídeos, recomendo seguir o Neil Patel e a Income School. Para quem prefere recursos em Português, o Paulo Faustino é quem tem um repertório maior que serve praticamente de escola.”

Helder: “Seguir as diretrizes do Google para webmasters… não esquecer de instalar o Google Analytics e o Google Search Console. Usar o Google Trends para identificar intenções de pesquisa.”

Qual é a recomendação mais importante de SEO que tem para ajudar os nossos profissionais?

Paulo: “é difícil definir uma só, mas partilho as minhas top 3: definir o foco e investir nas keywords principais; conteúdo é rei na web. Conteúdo de qualidade é fundamental para bons resultados e duradouros; análise da concorrência é importante para perceber os pontos fortes e fracos e ajudar a elaborar planos de ação”

Raquel: “o SEO é dos investimentos de marketing e comunicação mais baratos, com maior retorno e resultados mais rápidos. Recomendo a contratação de um profissional, porque conhece os “atalhos” e ajuda a obter resultados cujo retorno rapidamente supera o investimento realizado.”

Adriano: “façam uma boa descrição de sua página, organize o texto, fiquem atentos ao preenchimentos comparado com concorrentes e seus diferenciais.”

Marisa: “o SEO não é algo que se melhora uma vez e já está. Tem que ser continuamente trabalhado para que realmente resulte. Não se pode desistir do SEO. É trabalhoso e com pouco retorno no início, mas quem o aplica bem consegue realmente compensar todo o esforço :)”

Helder: “a produção de conteúdo de valor é determinante. Um site não tem de ser estático, e nos dias de hoje oferecer soluções a problemas que sejam comuns a muitas pessoas, ensinar ou dar a conhecer algo, e inspirar outros, são as principais diretrizes para uma boa produção de conteúdo seja através de um texto, vídeo ou imagem. O SEO não deve ser apenas SEO ON-PAGE (no site ou blog), deve pensar também no SEO OFF-PAGE (fora do site ou blog) ou seja nas redes sociais, até porque o SEO é apenas uma pequena etapa na construção viável de uma estratégia de Marketing Digital.”

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Marketing Sensorial

Invoca o poder de todos os sentidos (tacto, visão, audição, olfacto, paladar) que os negócios podem despertar e estimular (através da beleza da decoração, do aroma agradável em loja, da textura dos produtos em exposição, de uma degustação cuidada, da melodia da música no local ou em suportes online) para agradar aos seus consumidores e clientes e levá-los, assim, à compra. Se já ouviu falar na importância do “ambiente em loja”, saiba que este assenta num bom Marketing Sensorial e faz toda a diferença.

Análise SWOT

As melhores decisões são tomadas quando sabemos todos os factos – sobre nós e sobre os outros. SWOT é um acrónimo curto que representa uma grande quantidade de informação que vai ser-lhe muito útil: as suas Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses), bem como as Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) que tem de enfrentar no ambiente que o rodeia.

Reuniões

Quando a prospecção corre de feição, o resultado desejado é a marcação das primeiras reuniões com os potenciais clientes. E há muitos cuidados a ter para preparar estas reuniões: como começar a conversa, o que dizer sobre nós, com que vestuário e aparência pessoal, em que situação (presencial, telefónica, por vídeo), que conteúdos informativos mostrar, que argumentos ter em carteira, como fazer a gestão da conversa e como cativar a outra parte até ao momento que interessa: o primeiro pedido de proposta. Deixe estes detalhes com quem sabe e gosta: nós!

Apresentações

Já sabe que não há uma segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão. Resumir em poucas palavras, imagens, sons e vídeos a excelência da sua proposta é uma mais-valia. Uma boa Apresentação Digital vai transmitir a quem a vir uma imagem de profissionalismo e criatividade que torna o seu negócio apelativo e memorável.

Prospecção

Quais poderão ser os seus futuros clientes? A prospecção assenta numa análise do mercado e da concorrência para listar nomes de empresas, cargos e contactos de pessoas concretas – que serão abordadas uma-a-uma, seja presencialmente, através de contactos comuns, por email, telefone, nas redes sociais online ou através de outras plataformas. Nessa abordagem, procura-se compreender necessidades por atender e oferecer soluções à medida. É difícil, é demorado, exige diplomacia, tacto e resistência – mas a boa notícia é que podemos fazê-lo por si.

Networking

A arte de conhecer pessoas relevantes para o seu negócio pede mais do que uma personalidade extrovertida. É preciso sentido de missão, uma pesquisa cuidadosa e os argumentos certos para identificar os melhores interlocutores. Este é o primeiro passo do caminho para fechar vendas: ter uma boa rede de contactos – algo que cultivamos constantemente.

Plano de Negócio

Não se parte para uma viagem sem uma rota em mente; por isso, não se começa um negócio sem um Plano de Negócio. Neste Plano apresentamos os cálculos de todos os custos envolvidos e fazemos uma estimativa das receitas, com prazos e prioridades associados ao seu negócio, para saber quanto e quando vai ganhar com as escolhas que fizer.

Fixação de Objectivos

Para orientar as decisões, é fundamental a formulação explícita e quantificada dos objectivos, para que se possa aferir, ao longo do tempo, se estão a ser atingidos, que desvios existem e como podem ser corrigidos. Dos tipos de objectivos de Marketing mais comuns, temos: objectivos quantitativos (volume de vendas, valor de vendas, número de consumidores e/ou clientes, quota de mercado, rentabilidade) e objectivos qualitativos (imagem de marca, satisfação dos clientes, reputação, serviço).

Posição Competitiva

Como é que a sua empresa vai responder às decisões dos concorrentes? Vai tentar apresentar um produto mais barato? Vai apostar num serviço de maior qualidade? Vai oferecer brindes, ou vai investir fortemente em publicidade?
Tudo isto depende da Posição Competitiva da sua empresa. Juntos, vamos defini-la para que o seu negócio ganhe vantagem face aos concorrentes.

Storytelling

Vamos supor que a sua empresa surgiu ao fim de mais de 20 anos de trabalho intenso na área. Vamos supor que, antes de começar a trabalhar com clientes, a sua preocupação foi aprender o máximo possível com os melhores do ramo, acumulando uma série de conhecimentos e experiências que fazem de si uma referência na área. Com muitas aventuras pelo meio! Não acha que o cliente poderá ter interesse em saber disso? Partilharmos a sua história, da forma certa ajuda criar uma conexão com os seus clientes, aproximando-os de si e – por acréscimo – dos seus produtos.

Estudo do Consumidor

Por consumo, entende-se o acto de apropriação e utilização (geralmente de carácter aquisitivo, implicando uma troca) de bens materiais ou serviços, por indivíduos ou organizações, com vista à satisfação de necessidades ou desejos. Chamamos “consumidor” ao indivíduo particular ou ao agregado familiar – que, na gíria profissional, constituem o “mercado B2C (business-to-consumer”). O estudo do consumidor é um micro-cosmos dentro do Estudo do Mercado, porque, diferentemente das organizações, os particulares compram de forma mais emotiva, exigindo uma atenção aprofundada às suas crenças, atitudes, valores, motivações e comportamentos – que podemos investigar com técnicas de pesquisa quanti e/ou qualitativas.

Estudo de Mercado

Quando falamos em “saber se há mercado para” preocupamo-nos com: quantos são, ou podem vir a ser, os indivíduos ou organizações que constituem a procura? Onde estão e como se caracterizam? Enquadram-se nos nossos interesses? Têm, por sua vez, interesse naquilo que queremos oferecer-lhes? Conhecem e utilizam os nossos concorrentes? Se sim, quais e que opinião têm deles, em comparação connosco? Que outros factores macro e microambientais afectam a sua procura? É a estas perguntas que o Estudo do Mercado procurará dar resposta.

Portfólio

Já fez trabalhos relevantes para o seu negócio, que demonstram a sua perícia e conhecimento da área? Então podemos ajudá-lo a compilá-los e expô-los – são uma óptima forma de divulgar o seu trabalho e conquistar novos clientes.

Marketing-Mix

Trata-se, sucintamente, do conjunto de decisões em torno dos chamados 4 P clássicos do Marketing: Produto, Preço, Praça (Distribuição) e Promoção (Comunicação) + os 3 P do Marketing de Serviços: Pessoas, Processos e Evidências Físicas. Em conjunto, estas variáveis vão ajudar a cumprir os seus objectivos, satisfazendo os seus clientes.

Plano de Marketing

Tomar decisões “no calor do momento” pode resultar para pilotos de Fórmula 1, mas não tanto para um negócio. Todas as actividades de marketing da sua empresa vão constar de um rigoroso Plano de Marketing, com prazos e orçamentos por objetivo e resultados esperados por acção, feito a pensar no melhor para o seu negócio.

Proposta USP

O que há no seu negócio que o torna diferente dos demais? Porque deve um cliente escolhê-lo a si em vez de optar por um concorrente? Vamos trabalhar consigo para descobrir o que torna o seu negócio único, e garantir que não passa despercebido. A isto chamamos USP (unique selling proposition, ou proposta única de valor).

Negociação

Em qualquer relação de troca de valor, todas as partes devem ficar a ganhar. Com uma boa negociação, todas as partes sentem que ficaram a ganhar. Feita por nós, a negociação irá garantir que o processo de troca de valor com a outra parte continuará a salvaguardar os interesses e objectivos do seu negócio…e ainda deixar a outra parte contente com isso.

Copywriting

Já alguma vez leu a descrição de um produto e ficou a achá-la maçuda, pouco apelativa, e até incorrecta em termos de português? Pois é, faltou um bom copywriter. O copywriting consiste num conjunto de técnicas usadas para escrever textos persuasivos para marketing e vendas. A ideia é que o consumidor leia conteúdos que o façam querer tomar uma acção especifica, como pesquisar sobre o seu produto ou registar-se para receber uma newsletter.

E-commerce

Na era em que a venda online é indispensável e integra a experiência “omnicanal”, ajudamos a escolher entre as diversas soluções, a ser encontrado nas pesquisas dos clientes, a canalizar tráfego e visitas para os locais pretendidos e a optimizar a experiência do cliente nas suas plataformas digitais – para que a compra seja memorável e se repita por muitos, longos e bons!

Blog

Trata-se de uma plataforma inspirada nos antigos diários, em que pode publicar informação mais detalhada, vídeos, imagens e links relacionados com o seu negócio, que vão tornar a sua empresa mais humana e aumentar as visualizações do seu website.

Trade Marketing

Vender bem não é só ter o melhor produto. Fisicamente ou online, os pontos de contacto com os consumidores devem ser profissionais. A sua equipa está preparada para atender os seus clientes? Sabe sorrir, escutar, falar de forma cortês e persuasiva? Tem argumentos prontos e eficazes? A sua loja é bonita, apelativa para os consumidores? A relação com os fornecedores, parceiros e distribuidores funciona? Estamos aqui para garantir que sim.

Branding

Uma marca forte e diferenciadora é o que lhe permite ter clientes fiéis, dispostos a pagar mais do que a média. Quanto mais o cliente souber associar o seu negócio a palavras, imagens, símbolos e sons que o cativem, mais se sentirá envolvido com a sua marca. Mas não pense que uma boa marca se constrói facilmente – criar uma marca tem muito que se lhe diga, e nós sabemos bem o que dizer.

CRM

Pense na sua relação com os clientes como qualquer outra relação que mantém com uma pessoa. Se essa pessoa sentir que não é importante para si, a relação arrisca-se a acabar. O CRM consiste numa estratégia que vai ajudar a conhecer, entender e antecipar as necessidades dos seus clientes, para fidelizá-los e gerar mais oportunidades de lucro – alimentando a relação. A personalização do atendimento e da comunicação é fulcral para o sucesso destes objectivos, e acontece através de um relacionamento a médio e longo prazo com o consumidor ou cliente.

Redes Sociais

Além de poder alcançar novos clientes, as redes sociais permitem que os clientes que já tem sigam o seu negócio, ficando a par de quaisquer novidades que deseje partilhar com eles: de promoções a eventos, passando por mudanças de horário ou lançamento de novos produtos. Mas têm os seus segredos! Vá por nós.

Newsletter

Para se manter na recordação e apreço dos seus contactos, é boa ideia enviar-lhes Newsletters, ou Boletins Informativos. Estes são publicações regulares com conteúdos atractivos, que detalham o que há de novo e o que está para vir no seu negócio. Se as newsletters são das ferramentas de comunicação mais eficazes em pequenos negócios, imagine em grandes.

SEO

Já alguma vez pesquisou por um negócio na Internet e teve dificuldade em encontrá-lo? É sinal de que o que procurava não estava optimizado para motores de busca. Não queremos que isso lhe aconteça! Os conteúdos e a estrutura do seu website serão criados para garantir a sua melhor posição nos resultados dos motores de busca – ajudando clientes que já o conhecem a encontrá-lo facilmente, e novos clientes a descobri-lo pela primeira vez.

Website

Hoje em dia, se quer saber algo sobre um dado negócio, o primeiro instinto é procurá-lo na Internet. Com o nosso apoio, sabe que terá um website à sua medida, que represente o seu negócio devidamente para quem o pesquise e que faça chegar os clientes aquilo que desejar transmitir-lhes.

Conteúdos

Nem só de produto vive o consumidor. Prova disso é haver tantos fãs a declarar publicamente o seu amor a marcas. Ora, não há valor emocional para o consumidor ou cliente sem conteúdos – sobre pessoas, eventos, experiências, ou simplesmente informações relevantes. Os conteúdos de qualidade são originais, dinâmicos e partilháveis. Embora possam ser diferentes conforme os alvos a atingir, as mensagens têm de ser sempre coerentes com o posicionamento da marca – algo que nós garantiremos.

Atendimento e Imagem

O profissionalismo no atendimento ao cliente é essencial, mas ninguém nasce ensinado. O nosso trabalho vai permitir-lhe a definição clara de objetivos, o estabelecimento de procedimentos para que as suas equipas lidem com as situações e a selecção, formação e motivação dos seus comerciais. Nem todos os clientes vão ser simpáticos e afáveis; alguns não estão para conversas e outros gostam de “reclamar”. Um profissional de atendimento ao cliente treinado por nós saberá como apelar aos primeiros e como acalmar os segundos.

Relações Públicas

Um diálogo tem dois sentidos. Escutar o que clientes, órgãos de comunicação, parceiros e poderes públicos e privados têm para dizer, compreendêlos, dar-lhes atenção e aceitar as suas recomendações pode abrilhantar a sua empresa e até reconquistar quem parecia perdido. Por isto, vamos garantir que as linhas de comunicação com os seus stakeholders nunca se fecham.

Publicidade

É a comunicação paga, nos media, no âmbito de uma actividade comercial, industrial, artesanal ou liberal, com o objectivo de promover bens, serviços, ideias, princípios, iniciativas ou instituições. A criatividade é nossa, os louros são seus.

Design

Um visual criativo e apelativo torna qualquer mensagem mais eficaz. Tudo comunica, portanto nunca descuremos o factor estético: no escritório, na loja, no logotipo, nas brochuras e flyers, no website, nos produtos, nas embalagens… e nos sorrisos dos que gostam de ver tudo isto.

Vídeo

Há momentos, frases e testemunhos que só um vídeo consegue traduzir. É mais credível, próximo e eficaz do que quase tudo. Connosco, pode contar para a redacção dos guiões, a gravação, produção, edição, processamento e reprodução de vídeos, que vão ajudar a mostrar aos outros tudo o que o seu negócio tem para contar.

Fotografia

Será muito mais fácil escolher um restaurante com fotografias do espaço e da comida, certo? E quanto mais atractivas as fotografias, maior a nossa vontade de experimentar. Com isso em mente, a nossa equipa vai captar em imagem os momentos únicos do seu negócio – com um toque de aperfeiçoamento digital, quando necessário.

Alvos e Posicionamento

Os alvos são os nossos compradores potenciais prioritários, bem definidos por critérios geográficos, demográficos, socioeconómicos e psico-comportamentais, entre outros. O posicionamento é o conjunto de traços principais e distintivos da imagem da organização e do produto, serviço e/ou marca, que permitem ao público identificá-lo, situá-lo e diferenciá-lo dos outros no mercado (por exemplo: o mais caro, o de melhor qualidade, o mais afável, etc.). Se só pudesse dizer uma coisa sobre a sua oferta ao seu público-alvo, o que seria? Nós saberemos ajudar nesta escolha!