Em Junho de 2021, concluí o trabalho “Perceções dos Empresários de Alenquer sobre a contratação de serviços profissionais de comunicação de marketing“. No decorrer da pesquisa, tive a oportunidade de contactar com vários empresários, de diversos setores de atividade e áreas de negócio, bem como profissionais de comunicação. Com eles, aprendi muito e consegui concretizar o meu projeto final.
Assim, com a orientação da Raquel Ribeiro e da Célia Belim, concluí a minha Licenciatura em Ciências da Comunicação, no ISCSP – ULisboa. Foi um prazer trabalhar este tema, nesta Região e é um orgulho poder partilhar os resultados deste estudo!
Resumo:
O presente estudo procura compreender como é que os empresários de Alenquer percecionam a contratação de serviços profissionais de comunicação de marketing, através do conhecimento das suas crenças, expetativas e atitudes, do levantamento da utilidade que os empresários atribuem aos serviços de comunicação de marketing e da identificação dos fatores que motivam a sua contratação. Adotou-se uma abordagem metodológica mista, com recurso às técnicas da observação participante, da entrevista semiestruturada e em profundidade e do inquérito por questionário. Esta investigação ancora-se na perspetiva da Comunicação Constitutiva das Organizações (CCO), na Teoria do Desenvolvimento Percetivo de Piaget e no construtivismo social. Conclui-se que, embora os empresários declarem a comunicação de marketing como “fundamental” para o negócio, não dão prioridade ao investimento nestas atividades. Os serviços de comunicação digital, principalmente de gestão de redes sociais online, tendem a ser mais valorizadas pelos empresários B2C, ao passo que a venda pessoal é preferida pelos B2B. Os motivos que levam os empresários a contratar serviços de comunicação de marketing são a necessidade de aumentar o alcance e as vendas; a necessidade de expansão; a falta de tempo para fazer por si mesmos; a falta de conhecimentos na área, a especialização dos profissionais e a aprendizagem em contacto com esses profissionais. Tendo-se percebido uma clivagem concetual e valorativa entre “vendas” e “comunicação de marketing” pelos empresários, com forte preferência pelas “vendas”, recomenda-se que os profissionais de comunicação de marketing explicitem melhor o seu contributo para o aumento das vendas, em linha com a expetativa dos empresários.
Palavras-chave:
comunicação de marketing; empresários de Alenquer; perceções; crenças; expetativas; atitudes; decisões de contratação; entrevista; inquérito por questionário; observação participante.
Descarregue o trabalho!