Passos a seguir para a organização do seu evento online:
- Crie um formulário de inscrição – elabore um formulário curto e completo que recolha todas as informações necessárias e exclua as perguntas que não sejam cruciais. Este formulário deve ser criado ou disponibilizado online, por exemplo, no Google Forms, no Zoho Forms, no Mailchimp ou numa plataforma similar.
- Divulgue – comunique cedo e antes da data do evento. deve iniciar a divulgação entre 1 mês a 2 semanas antes do início do evento. Certifique-se de que inclui todas as instruções para os participantes poderem entrar no evento virtual. A nossa sugestão é que divulgue o seu evento através do seu website, nas newsletters, nas suas redes sociais, e que envie de press releases aos media.
- Defina a duração – por norma, um evento online dura até 1 hora. Lembre-se de que os participantes estarão em frente ao seu computador ou smartphone, num ambiente cheio de distracções. Se necessário, divida o evento em várias sessões.
- Faça ensaios – planeie sessões com os seus colaboradores para testar a tecnologia, funções, discurso, acesso à internet, etc.
- Estipule mediadores – o orador não deve moderar, para evitar distracções e atrasos. Os moderadores deverão ser capazes de activar e desactivar microfones, câmaras, responder às perguntas, resolver problemas e ajudar no decurso do evento.
- Configure as entradas no evento – estas deverão ser silenciosas, ou seja, certifique-se de que os participantes não activos não perturbam o decorrer do evento.
- Chegue cedo – entre no evento virtual cerca de 30 minutos antes do início para rever o plano, testar e corrigir eventuais problemas técnicos.
- Grave o evento – posteriormente poderá disponibilizá-lo online e alcançar muito mais pessoas.
- Faça um breve tutorial – no início do evento, informe os participantes de que ferramentas irá utilizar e que ferramentas podem os participantes utilizar durante a sessão.
- Evite conteúdo “morto” – evite os slides cheios de texto, pois podem roubar a atenção do que o orador está a dizer.
- Impulsione a interacção – a interacção com o público aumenta o interesse, por isso torne-a regular e diversa, com perguntas, desafios e convites ao debate.
- Optimize a sua imagem – certifique-se de que a iluminação é clara e que não cria sombras no rosto. O fundo deve ser atractivo, mas não distrair a atenção do orador
- Defina um comentário final e apele à acção – conclua a apresentação dos oradores, após a secção de perguntas e respostas e aproveite para anunciar próximos eventos e informações de contacto.
- Certifique-se de que acompanha os participantes – após o evento, prepare um email para enviar aos participantes onde: repete o apelo à acção, fornece o link para a gravação dos eventos, outros recursos informativos e uma breve resposta com base nas perguntas recebidas durante o evento.
- Aplique inquéritos de satisfação – crie e aplique-os logo a seguir ao evento, para receber o feedback dos participantes. Assim transmite uma imagem de profissionalismo e pode aproveitar para convidar os participantes a continuar em contacto consigo.
O documento completo pode ser descarregado aqui:
