Este artigo de opinião, da autoria de Raquel Ribeiro da Querer Além, foi originalmente publicado na newsletter da Alen+Quer Inovar de Dezembro de 2020.
O marketing digital é uma fonte de oportunidades para vender mais, a mais pessoas, mais distantes, com margens maiores e fortalecendo a imagem da sua marca.
Nas últimas décadas, a digitalização da sociedade influenciou fortemente as práticas comerciais. O marketing e a comunicação evoluíram dos canais pessoais para os digitais e, além de vendedores em loja, visitas, feiras e uso do telefone, desenvolveu-se o recurso a e-mails, SMS, websites, chats, reuniões em ambiente virtual e programas de fidelidade de base online. A comunicação multicanal (online ou offline) evoluiu para a comunicação omnicanal (online e offline) para oferecer ao consumidor uma experiência de contacto contínua ao longo dos vários canais, tanto de comunicação como de distribuição.
Porquê vender no digital?
- Inclui todas as gerações;
- Complementa a venda presencial, sempre que esta não seja possível ou conveniente;
- Oferece conteúdos e relevância à pesquisa online desenvolvida pelo consumidor;
- Gera mais possibilidades de recordação e partilha, a mais pessoas, durante mais tempo;
- Permite espelhar e fortalecer os valores e benefícios da marca original.
A venda e a comunicação online têm algumas particularidades e requisitos, a considerar:
- Impressionam pelas imagens (que têm que ser bonitas, chamativas, variadas em conteúdo mas coerentes graficamente);
- Devem estar preparadas para diferentes dispositivos (incluindo telemóveis e tablets);
- Exigem novidades frequentes e diversificação de conteúdos (sem repetições, nomeadamente entre plataformas de redes sociais);
- Resultam melhor quando são sobre pessoas (caras de pessoas, histórias de pessoas, feedbacks de pessoas);
- Assentam numa boa história e desenvolvem novas histórias;
- Alargam a noção de “conversa” a mais interlocutores em simultâneo.
Portanto, o marketing digital é uma fonte de oportunidades para vender mais, a mais pessoas, mais distantes, com margens maiores e fortalecendo a imagem da sua marca. Se já trabalhava bem a sua capacidade de resposta, a fidelização dos seus clientes e a comunicação bidireccional, é só continuar a fazê-lo (bem), com as necessárias adaptações. Se for a sua primeira vez, a boa notícia é que já há muitos especialistas que irão dar-lhe boas ajudas.
Votos de muito sucesso para as suas vendas digitais!
Imagem: Marek Levak