Antes de comprar os seus produtos ou serviços, os seus clientes compram-no a si! Partilhamos consigo algumas dicas para contactar da maneira certa com os seus potenciais clientes.
- Cumprimente
Comece por utilizar aquilo que as pessoas mais gostam de ouvir: o nome delas. Cumprimente-as com “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”, porque é um cumprimento mais profissional do que o “olá”. Não use “você”, mas sim “senhor” ou “senhora”. - Apresente-se a si e ao seu Negócio
Depois de cumprimentar o potencial cliente, apresente-se e diga o nome da sua empresa. - Demonstre gratidão
Agradeça cada oportunidade, reunião, conversa e negócio. Não precisa de se desfazer em agradecimentos: basta que tenha a postura profissional de quem se dedica a sério aos negócios. - Explique o seu propósito
Deve apresentar sempre o seu propósito com uma pergunta, fazer algumas perguntas breves e ter o cuidado de não passar de uma pergunta para a outra sem ouvir bem as respostas do seu potencial cliente. - O encontro propriamente dito
Se a pessoa aceitar, dê-lhe a escolher 2 datas e horas para se encontrarem. Esta pergunta permite que o potencial cliente escolha uma data, sem nos retirar a nós o controlo da situação. Resume-se tudo a uma questão de cortesia. - Escreva uma nota de agradecimento
Envie imediatamente uma nota de agradecimento ao potencial cliente (por via postal ou electrónica), a confirmar todos os pormenores que combinaram. Mal não faz se juntar à nota de agradecimentos a sua fotografia. O potencial cliente sentir-se-à mais à vontade consigo se já no puder reconhecer quando se encontrar consigo.
O documento completo pode ser descarregado aqui:
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Fonte: Livro Técnicas de Vendas para Totós
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