Procure potenciais clientes entre amigos e familiares
A expressão a utilizar com um amigo que nos dá autorização para partilhar com ele um novo produto, serviço ou ideia é a seguinte: Como dou valor à tua opinião, venho pedir-ta.
A primeira regra da prospeção é nunca presumir que alguém não nos pode ajudar a desenvolver o nosso negócio.
Tire partido das listas que a sua empresa gera
Não se limite a responder; abra o apetite da pessoa para mais informação. Ofereça-se para lhes prestar mais serviços.
Aposte nas suas aventuras enquanto consumidor
Outra forma de fazer prospeção através de outros negócios é enviando à empresa uma carta ou mensagem a agradecer pelo serviço excelente que nos prestaram.
Beneficie do ciclo das pulgas
Se ainda não conhece o ciclo de substituição para a sua linha de produtos, descubra qual é. Quando é que as pessoas começam a ficar em pulgas por ter qualquer coisa nova?
Utilize a sua lista de clientes
Caso a nossa empresa tenha cumprido as suas promessas, os nossos clientes certamente terão vontade de continuar a trabalhar com uma organização tão exemplar. Se não tiverem feito compras nos últimos tempos, poderá ser simplesmente por ninguém lhes ter perguntando nada.
Ande na crista da onda tecnológica
O segredo do sucesso desta estratégia reside na forma como contactamos essas pessoas.
É essencial perguntar se está satisfeito com o que tem, antes de lhe mencionar qualquer coisa nova.
Elogie, reconheça a inteligência da outra pessoa e peça-lhe a opinião.
Leia as notícias
Pegue no jornal de hoje e leia todos os cabeçalhos. Copie ou assinale os artigos que possam traduzir-se em negócios prospetivos para si. Em seguida, faça o que faria qualquer grande vendedor em busca de excelência: contacte essas pessoas.
Para facilitar a compreensão deste assunto, sugerimos a leitura de outros artigos do nosso Blog:
- Lidar com objecções de clientes
- Os Receios dos seus Clientes
- Contactar com os seus Clientes
- Etapas do Ciclo de Vendas
Fonte: Livro Técnicas de Vendas para Totós
Ilustração: Querer Além
Imagem Hassan OUAJBIR no Unsplash