O LinkedIn é a rede social profissional de referência em Portugal. Com mais de 2 milhões de utilizadores e perto de 40 mil empresas registadas, o LinkedIn é uma plataforma fundamental para expandir a sua rede de contactos e desenvolver o seu networking.
Neste artigo explicamos-lhe como criar a sua conta profissional no LinkedIn, como preencher as suas informações e como aumentar a visibilidade do seu perfil.
1. Como criar uma conta no LinkedIn?
- Entre no website (www.linkedin.com).
- Clique em “Cadastre-se agora”.
- Adicione os dados solicitados – Email e Senha e clique em
“Aceite e cadastre-se”. - O LinkedIn irá então pedir-lhe para inserir os seguintes
dados: Nome e Sobrenome; Localidade; Cargo e Empresa mais
recentes. - Após inserir estes dados, ser-lhe-á pedida a confirmação do
seu email através de um código de acesso que lhe será enviado
para o email. - Adicione o código recebido e clique em “Aceitar e
confirmar”. - Após estes passos o LinkedIn irá pedir-lhe que preencha
vários campos; sempre que possível clique em “pular”.
2. Como configurar o meu perfil no LinkedIn?
As pessoas tiram as suas primeiras impressões em apenas 8 segundos e um perfil completo é meio caminho andado para cativar potenciais contactos.
- Fotografia → escolha uma foto profissional, com boa resolução e um fundo discreto, para evidenciar as suas características.
- Imagem de capa → a sua imagem de capa deve estar relacionada com o seu posicionamento / atividade profissional. Poderá criar uma imagem ao seu gosto, através de plataformas como o Canva, ou recorrer a bancos de imagens gratuitos (como o Pixabay ou o Free Pik).
- Nome → não é necessário colocar o seu nome completo. Deverá colocar o nome pelo qual é conhecido profissionalmente.
- Título profissional → é das informações mais importantes do seu perfil, uma vez que serve como palavra-chave para outras pessoas encontrarem a sua página.
- Indique as suas especialidades e funções através de palavras-chave;
- Coloque, no máximo, 3 funções no seu título;
- Evite ser demasiado vago ou demasiado criativo: escolha títulos específicos, mas que possam funcionar como palavra-chave para que o seu perfil seja encontrado.
- Sobre → deve ser um texto curto, que possibilite que os visitantes da sua página saibam quem é enquanto profissional. Utilize palavras-chave relacionadas com o posicionamento pretendido e com as actividades que desempenha e/ou pode vir a desempenhar. Lembre-se que o LinkedIn, como muitas outras plataformas digitais, funciona por algoritmo, o que quer dizer que quanto mais palavras-chave (específicas e objetivas) tiver associadas ao seu perfil, maior a probabilidade de aparecer nas pesquisas.
- Histórico profissional:
- Experiência → preencha este campo descrevendo, de forma resumida, as empresas em que trabalhou e as funções desempenhadas. Opte por apresentar as informações por tópicos para facilitar a leitura.
- Formação académica → identifique as suas habilitações académicas.
- Certificações → coloque os cursos e formações que frequentou, que o certificam para exercer determinada atividade.
- Voluntariado → caso tenha praticado acções de voluntariado, preencha este campo identificando as experiências mais recentes.
- Competências → acrescente as competências técnicas e comportamentais mais importantes para as funções que desempenha e para o seu posicionamento pretendido. Reorganize as suas competências de forma a que as 3 mais importantes fiquem cem primeiro lugar, visíveis na sua página.
- Conquistas:
- Cursos → identifique cursos frequentados que lhe permitam aprimorar conhecimentos, sem atribuição de certificações ou grau académico.
- Projectos → coloque os principais projectos em que esteve envolvido e os resultados obtidos.
- Idiomas → preencha com os idiomas que poderá utilizar para estabelecer contactos e interagir com outros profissionais. Não se esqueça de colocar “português” como idioma nativo (caso o seja), em conjunto com os restantes em que tenha fluência.
- Outras secções → poderá preencher outras secções de Conquistas como Publicações, Patentes, Reconhecimento ou prémio, Nota de prova, Organização. Basta clicar no “+” e selecionar as conquistas que quer apresentar.
3. Já criei o meu perfil. E agora?
O LinkedIn baseia-se na força da sua rede e das suas conexões, por isso, agora que já criou o seu perfil, deve começar a estabelecer contactos:
- Conecte-se com colegas e ex-colegas de trabalho, profissionais da área, clientes e outros conhecidos seus. Acompanhe o pedido de conexão com uma mensagem personalizada para cada contacto.
- Escolha as pessoas em quem confia e solicite recomendações profissionais. As recomendações são exibidas diretamente no seu perfil e servem como reforço da sua marca pessoal. Poderá solicitar recomendações acedendo ao perfil do contacto, clicando em “Mais…” e, de seguida, “Solicitar recomendação”.
- Além de solicitar recomendações, deverá, também, recomendar profissionais com quem trabalha/trabalhou. Poderá fazê-lo acedendo ao perfil do contacto, clicando em “Mais…” e “Recomendar”.
4. Como posso aumentar a visibilidade do meu perfil?
O algoritmo do LinkedIn privilegia os perfis ativos. Isto quer dizer que, para aumentar a visibilidade da sua página, deverá produzir conteúdos com alguma regularidade e manter a atividade no seu perfil:
- Envie mensagens privadas → poderá enviar mensagens privadas à sua rede de contactos para interagir com ex-colegas ou clientes com quem não fala há muito tempo ou para parabenizar novas conquistas das suas conexões.
- Comente/partilhe publicações da sua rede → esteja atento ao seu feed de notícias e interaja com as publicações da sua rede de contactos. Opte por comentários reflexivos, que acrescentem valor ao tema exposto.
- Publique artigos → faça publicações sobre temas relacionados com a sua área profissional, tendências de mercado ou informações interessantes sobre empresas alvo.
- Siga empresas alvo ou empresas de recrutamento → siga empresas da sua área profissional para que se possa manter a par das novidades, lançamentos de novos produtos/serviços ou até novas ofertas de emprego. Poderá, ainda, identificar conteúdos relevantes para publicar ou partilhar na sua página, através destas páginas.
- Participe em grupos profissionais → pesquise grupos no LinkedIn sobre a sua área profissional e peça-lhes adesão. Além de ajudar a manter-se a par das notícias sobre o seu sector, estar integrado em grupos de interesse é uma ótima forma de estabelecer contactos e fazer networking.
Se seguiu estes passos, está pronto para utilizar o LinkedIn e estabelecer contactos com outros profissionais da sua área. Utilize esta plataforma para alcançar mais pessoas e desenvolver o seu networking.
Fonte: LHH-DBM Portugal
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