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Como utilizar (bem) o LinkedIn: Um guia prático

O LinkedIn é a rede social profissional de referência em Portugal. Com mais de 2 milhões de utilizadores e perto de 40 mil empresas registadas, o LinkedIn é uma plataforma fundamental para expandir a sua rede de contactos e desenvolver o seu networking.

Neste artigo explicamos-lhe como criar a sua conta profissional no LinkedIn, como preencher as suas informações e como aumentar a visibilidade do seu perfil.

1. Como criar uma conta no LinkedIn?
  1. Entre no website (www.linkedin.com).
  2. Clique em “Cadastre-se agora”.
  3. Adicione os dados solicitados – Email e Senha e clique em
    Aceite e cadastre-se”.
  4. O LinkedIn irá então pedir-lhe para inserir os seguintes
    dados: Nome e Sobrenome; Localidade; Cargo e Empresa mais
    recentes.
  5. Após inserir estes dados, ser-lhe-á pedida a confirmação do
    seu email
    através de um código de acesso que lhe será enviado
    para o email.
  6. Adicione o código recebido e clique em “Aceitar e
    confirmar
    ”.
  7. Após estes passos o LinkedIn irá pedir-lhe que preencha
    vários campos; sempre que possível clique em “pular”.
2. Como configurar o meu perfil no LinkedIn?

As pessoas tiram as suas primeiras impressões em apenas 8 segundos e um perfil completo é meio caminho andado para cativar potenciais contactos.

  1. Fotografia → escolha uma foto profissional, com boa resolução e um fundo discreto, para evidenciar as suas características.
  2. Imagem de capa → a sua imagem de capa deve estar relacionada com o seu posicionamento / atividade profissional. Poderá criar uma imagem ao seu gosto, através de plataformas como o Canva, ou recorrer a bancos de imagens gratuitos (como o Pixabay ou o Free Pik).
  3. Nome → não é necessário colocar o seu nome completo. Deverá colocar o nome pelo qual é conhecido profissionalmente.
  4. Título profissional → é das informações mais importantes do seu perfil, uma vez que serve como palavra-chave para outras pessoas encontrarem a sua página.
    • Indique as suas especialidades e funções através de palavras-chave;
    • Coloque, no máximo, 3 funções no seu título;
    • Evite ser demasiado vago ou demasiado criativo: escolha títulos específicos, mas que possam funcionar como palavra-chave para que o seu perfil seja encontrado.
  5. Sobre → deve ser um texto curto, que possibilite que os visitantes da sua página saibam quem é enquanto profissional. Utilize palavras-chave relacionadas com o posicionamento pretendido e com as actividades que desempenha e/ou pode vir a desempenhar. Lembre-se que o LinkedIn, como muitas outras plataformas digitais, funciona por algoritmo, o que quer dizer que quanto mais palavras-chave (específicas e objetivas) tiver associadas ao seu perfil, maior a probabilidade de aparecer nas pesquisas.
  6. Histórico profissional:
    • Experiência → preencha este campo descrevendo, de forma resumida, as empresas em que trabalhou e as funções desempenhadas. Opte por apresentar as informações por tópicos para facilitar a leitura.
    • Formação académica → identifique as suas habilitações académicas.
    • Certificações → coloque os cursos e formações que frequentou, que o certificam para exercer determinada atividade.
    • Voluntariado → caso tenha praticado acções de voluntariado, preencha este campo identificando as experiências mais recentes.
  7. Competências → acrescente as competências técnicas e comportamentais mais importantes para as funções que desempenha e para o seu posicionamento pretendido. Reorganize as suas competências de forma a que as 3 mais importantes fiquem cem primeiro lugar, visíveis na sua página.
  8. Conquistas:
    • Cursos → identifique cursos frequentados que lhe permitam aprimorar conhecimentos, sem atribuição de certificações ou grau académico.
    • Projectos → coloque os principais projectos em que esteve envolvido e os resultados obtidos.
    • Idiomas → preencha com os idiomas que poderá utilizar para estabelecer contactos e interagir com outros profissionais. Não se esqueça de colocar “português” como idioma nativo (caso o seja), em conjunto com os restantes em que tenha fluência.
    • Outras secções → poderá preencher outras secções de Conquistas como Publicações, Patentes, Reconhecimento ou prémio, Nota de prova, Organização. Basta clicar no “+” e selecionar as conquistas que quer apresentar.
3. Já criei o meu perfil. E agora?

O LinkedIn baseia-se na força da sua rede e das suas conexões, por isso, agora que já criou o seu perfil, deve começar a estabelecer contactos:

  1. Conecte-se com colegas e ex-colegas de trabalho, profissionais da área, clientes e outros conhecidos seus. Acompanhe o pedido de conexão com uma mensagem personalizada para cada contacto.
  2. Escolha as pessoas em quem confia e solicite recomendações profissionais. As recomendações são exibidas diretamente no seu perfil e servem como reforço da sua marca pessoal. Poderá solicitar recomendações acedendo ao perfil do contacto, clicando em “Mais…” e, de seguida, “Solicitar recomendação”.
  3. Além de solicitar recomendações, deverá, também, recomendar profissionais com quem trabalha/trabalhou. Poderá fazê-lo acedendo ao perfil do contacto, clicando em “Mais…” e “Recomendar”.
4. Como posso aumentar a visibilidade do meu perfil?

O algoritmo do LinkedIn privilegia os perfis ativos. Isto quer dizer que, para aumentar a visibilidade da sua página, deverá produzir conteúdos com alguma regularidade e manter a atividade no seu perfil:

  1. Envie mensagens privadas → poderá enviar mensagens privadas à sua rede de contactos para interagir com ex-colegas ou clientes com quem não fala há muito tempo ou para parabenizar novas conquistas das suas conexões.
  2. Comente/partilhe publicações da sua rede → esteja atento ao seu feed de notícias e interaja com as publicações da sua rede de contactos. Opte por comentários reflexivos, que acrescentem valor ao tema exposto.
  3. Publique artigos → faça publicações sobre temas relacionados com a sua área profissional, tendências de mercado ou informações interessantes sobre empresas alvo.
  4. Siga empresas alvo ou empresas de recrutamento → siga empresas da sua área profissional para que se possa manter a par das novidades, lançamentos de novos produtos/serviços ou até novas ofertas de emprego. Poderá, ainda, identificar conteúdos relevantes para publicar ou partilhar na sua página, através destas páginas.
  5. Participe em grupos profissionais → pesquise grupos no LinkedIn sobre a sua área profissional e peça-lhes adesão. Além de ajudar a manter-se a par das notícias sobre o seu sector, estar integrado em grupos de interesse é uma ótima forma de estabelecer contactos e fazer networking.

Se seguiu estes passos, está pronto para utilizar o LinkedIn e estabelecer contactos com outros profissionais da sua área. Utilize esta plataforma para alcançar mais pessoas e desenvolver o seu networking.

Fonte: LHH-DBM Portugal

Imagem de happyyiu21 em Pixabay


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Marketing Sensorial

Invoca o poder de todos os sentidos (tacto, visão, audição, olfacto, paladar) que os negócios podem despertar e estimular (através da beleza da decoração, do aroma agradável em loja, da textura dos produtos em exposição, de uma degustação cuidada, da melodia da música no local ou em suportes online) para agradar aos seus consumidores e clientes e levá-los, assim, à compra. Se já ouviu falar na importância do “ambiente em loja”, saiba que este assenta num bom Marketing Sensorial e faz toda a diferença.

Análise SWOT

As melhores decisões são tomadas quando sabemos todos os factos – sobre nós e sobre os outros. SWOT é um acrónimo curto que representa uma grande quantidade de informação que vai ser-lhe muito útil: as suas Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses), bem como as Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) que tem de enfrentar no ambiente que o rodeia.

Reuniões

Quando a prospecção corre de feição, o resultado desejado é a marcação das primeiras reuniões com os potenciais clientes. E há muitos cuidados a ter para preparar estas reuniões: como começar a conversa, o que dizer sobre nós, com que vestuário e aparência pessoal, em que situação (presencial, telefónica, por vídeo), que conteúdos informativos mostrar, que argumentos ter em carteira, como fazer a gestão da conversa e como cativar a outra parte até ao momento que interessa: o primeiro pedido de proposta. Deixe estes detalhes com quem sabe e gosta: nós!

Apresentações

Já sabe que não há uma segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão. Resumir em poucas palavras, imagens, sons e vídeos a excelência da sua proposta é uma mais-valia. Uma boa Apresentação Digital vai transmitir a quem a vir uma imagem de profissionalismo e criatividade que torna o seu negócio apelativo e memorável.

Prospecção

Quais poderão ser os seus futuros clientes? A prospecção assenta numa análise do mercado e da concorrência para listar nomes de empresas, cargos e contactos de pessoas concretas – que serão abordadas uma-a-uma, seja presencialmente, através de contactos comuns, por email, telefone, nas redes sociais online ou através de outras plataformas. Nessa abordagem, procura-se compreender necessidades por atender e oferecer soluções à medida. É difícil, é demorado, exige diplomacia, tacto e resistência – mas a boa notícia é que podemos fazê-lo por si.

Networking

A arte de conhecer pessoas relevantes para o seu negócio pede mais do que uma personalidade extrovertida. É preciso sentido de missão, uma pesquisa cuidadosa e os argumentos certos para identificar os melhores interlocutores. Este é o primeiro passo do caminho para fechar vendas: ter uma boa rede de contactos – algo que cultivamos constantemente.

Plano de Negócio

Não se parte para uma viagem sem uma rota em mente; por isso, não se começa um negócio sem um Plano de Negócio. Neste Plano apresentamos os cálculos de todos os custos envolvidos e fazemos uma estimativa das receitas, com prazos e prioridades associados ao seu negócio, para saber quanto e quando vai ganhar com as escolhas que fizer.

Fixação de Objectivos

Para orientar as decisões, é fundamental a formulação explícita e quantificada dos objectivos, para que se possa aferir, ao longo do tempo, se estão a ser atingidos, que desvios existem e como podem ser corrigidos. Dos tipos de objectivos de Marketing mais comuns, temos: objectivos quantitativos (volume de vendas, valor de vendas, número de consumidores e/ou clientes, quota de mercado, rentabilidade) e objectivos qualitativos (imagem de marca, satisfação dos clientes, reputação, serviço).

Posição Competitiva

Como é que a sua empresa vai responder às decisões dos concorrentes? Vai tentar apresentar um produto mais barato? Vai apostar num serviço de maior qualidade? Vai oferecer brindes, ou vai investir fortemente em publicidade?
Tudo isto depende da Posição Competitiva da sua empresa. Juntos, vamos defini-la para que o seu negócio ganhe vantagem face aos concorrentes.

Storytelling

Vamos supor que a sua empresa surgiu ao fim de mais de 20 anos de trabalho intenso na área. Vamos supor que, antes de começar a trabalhar com clientes, a sua preocupação foi aprender o máximo possível com os melhores do ramo, acumulando uma série de conhecimentos e experiências que fazem de si uma referência na área. Com muitas aventuras pelo meio! Não acha que o cliente poderá ter interesse em saber disso? Partilharmos a sua história, da forma certa ajuda criar uma conexão com os seus clientes, aproximando-os de si e – por acréscimo – dos seus produtos.

Estudo do Consumidor

Por consumo, entende-se o acto de apropriação e utilização (geralmente de carácter aquisitivo, implicando uma troca) de bens materiais ou serviços, por indivíduos ou organizações, com vista à satisfação de necessidades ou desejos. Chamamos “consumidor” ao indivíduo particular ou ao agregado familiar – que, na gíria profissional, constituem o “mercado B2C (business-to-consumer”). O estudo do consumidor é um micro-cosmos dentro do Estudo do Mercado, porque, diferentemente das organizações, os particulares compram de forma mais emotiva, exigindo uma atenção aprofundada às suas crenças, atitudes, valores, motivações e comportamentos – que podemos investigar com técnicas de pesquisa quanti e/ou qualitativas.

Estudo de Mercado

Quando falamos em “saber se há mercado para” preocupamo-nos com: quantos são, ou podem vir a ser, os indivíduos ou organizações que constituem a procura? Onde estão e como se caracterizam? Enquadram-se nos nossos interesses? Têm, por sua vez, interesse naquilo que queremos oferecer-lhes? Conhecem e utilizam os nossos concorrentes? Se sim, quais e que opinião têm deles, em comparação connosco? Que outros factores macro e microambientais afectam a sua procura? É a estas perguntas que o Estudo do Mercado procurará dar resposta.

Portfólio

Já fez trabalhos relevantes para o seu negócio, que demonstram a sua perícia e conhecimento da área? Então podemos ajudá-lo a compilá-los e expô-los – são uma óptima forma de divulgar o seu trabalho e conquistar novos clientes.

Marketing-Mix

Trata-se, sucintamente, do conjunto de decisões em torno dos chamados 4 P clássicos do Marketing: Produto, Preço, Praça (Distribuição) e Promoção (Comunicação) + os 3 P do Marketing de Serviços: Pessoas, Processos e Evidências Físicas. Em conjunto, estas variáveis vão ajudar a cumprir os seus objectivos, satisfazendo os seus clientes.

Plano de Marketing

Tomar decisões “no calor do momento” pode resultar para pilotos de Fórmula 1, mas não tanto para um negócio. Todas as actividades de marketing da sua empresa vão constar de um rigoroso Plano de Marketing, com prazos e orçamentos por objetivo e resultados esperados por acção, feito a pensar no melhor para o seu negócio.

Proposta USP

O que há no seu negócio que o torna diferente dos demais? Porque deve um cliente escolhê-lo a si em vez de optar por um concorrente? Vamos trabalhar consigo para descobrir o que torna o seu negócio único, e garantir que não passa despercebido. A isto chamamos USP (unique selling proposition, ou proposta única de valor).

Negociação

Em qualquer relação de troca de valor, todas as partes devem ficar a ganhar. Com uma boa negociação, todas as partes sentem que ficaram a ganhar. Feita por nós, a negociação irá garantir que o processo de troca de valor com a outra parte continuará a salvaguardar os interesses e objectivos do seu negócio…e ainda deixar a outra parte contente com isso.

Copywriting

Já alguma vez leu a descrição de um produto e ficou a achá-la maçuda, pouco apelativa, e até incorrecta em termos de português? Pois é, faltou um bom copywriter. O copywriting consiste num conjunto de técnicas usadas para escrever textos persuasivos para marketing e vendas. A ideia é que o consumidor leia conteúdos que o façam querer tomar uma acção especifica, como pesquisar sobre o seu produto ou registar-se para receber uma newsletter.

E-commerce

Na era em que a venda online é indispensável e integra a experiência “omnicanal”, ajudamos a escolher entre as diversas soluções, a ser encontrado nas pesquisas dos clientes, a canalizar tráfego e visitas para os locais pretendidos e a optimizar a experiência do cliente nas suas plataformas digitais – para que a compra seja memorável e se repita por muitos, longos e bons!

Blog

Trata-se de uma plataforma inspirada nos antigos diários, em que pode publicar informação mais detalhada, vídeos, imagens e links relacionados com o seu negócio, que vão tornar a sua empresa mais humana e aumentar as visualizações do seu website.

Trade Marketing

Vender bem não é só ter o melhor produto. Fisicamente ou online, os pontos de contacto com os consumidores devem ser profissionais. A sua equipa está preparada para atender os seus clientes? Sabe sorrir, escutar, falar de forma cortês e persuasiva? Tem argumentos prontos e eficazes? A sua loja é bonita, apelativa para os consumidores? A relação com os fornecedores, parceiros e distribuidores funciona? Estamos aqui para garantir que sim.

Branding

Uma marca forte e diferenciadora é o que lhe permite ter clientes fiéis, dispostos a pagar mais do que a média. Quanto mais o cliente souber associar o seu negócio a palavras, imagens, símbolos e sons que o cativem, mais se sentirá envolvido com a sua marca. Mas não pense que uma boa marca se constrói facilmente – criar uma marca tem muito que se lhe diga, e nós sabemos bem o que dizer.

CRM

Pense na sua relação com os clientes como qualquer outra relação que mantém com uma pessoa. Se essa pessoa sentir que não é importante para si, a relação arrisca-se a acabar. O CRM consiste numa estratégia que vai ajudar a conhecer, entender e antecipar as necessidades dos seus clientes, para fidelizá-los e gerar mais oportunidades de lucro – alimentando a relação. A personalização do atendimento e da comunicação é fulcral para o sucesso destes objectivos, e acontece através de um relacionamento a médio e longo prazo com o consumidor ou cliente.

Redes Sociais

Além de poder alcançar novos clientes, as redes sociais permitem que os clientes que já tem sigam o seu negócio, ficando a par de quaisquer novidades que deseje partilhar com eles: de promoções a eventos, passando por mudanças de horário ou lançamento de novos produtos. Mas têm os seus segredos! Vá por nós.

Newsletter

Para se manter na recordação e apreço dos seus contactos, é boa ideia enviar-lhes Newsletters, ou Boletins Informativos. Estes são publicações regulares com conteúdos atractivos, que detalham o que há de novo e o que está para vir no seu negócio. Se as newsletters são das ferramentas de comunicação mais eficazes em pequenos negócios, imagine em grandes.

SEO

Já alguma vez pesquisou por um negócio na Internet e teve dificuldade em encontrá-lo? É sinal de que o que procurava não estava optimizado para motores de busca. Não queremos que isso lhe aconteça! Os conteúdos e a estrutura do seu website serão criados para garantir a sua melhor posição nos resultados dos motores de busca – ajudando clientes que já o conhecem a encontrá-lo facilmente, e novos clientes a descobri-lo pela primeira vez.

Website

Hoje em dia, se quer saber algo sobre um dado negócio, o primeiro instinto é procurá-lo na Internet. Com o nosso apoio, sabe que terá um website à sua medida, que represente o seu negócio devidamente para quem o pesquise e que faça chegar os clientes aquilo que desejar transmitir-lhes.

Conteúdos

Nem só de produto vive o consumidor. Prova disso é haver tantos fãs a declarar publicamente o seu amor a marcas. Ora, não há valor emocional para o consumidor ou cliente sem conteúdos – sobre pessoas, eventos, experiências, ou simplesmente informações relevantes. Os conteúdos de qualidade são originais, dinâmicos e partilháveis. Embora possam ser diferentes conforme os alvos a atingir, as mensagens têm de ser sempre coerentes com o posicionamento da marca – algo que nós garantiremos.

Atendimento e Imagem

O profissionalismo no atendimento ao cliente é essencial, mas ninguém nasce ensinado. O nosso trabalho vai permitir-lhe a definição clara de objetivos, o estabelecimento de procedimentos para que as suas equipas lidem com as situações e a selecção, formação e motivação dos seus comerciais. Nem todos os clientes vão ser simpáticos e afáveis; alguns não estão para conversas e outros gostam de “reclamar”. Um profissional de atendimento ao cliente treinado por nós saberá como apelar aos primeiros e como acalmar os segundos.

Relações Públicas

Um diálogo tem dois sentidos. Escutar o que clientes, órgãos de comunicação, parceiros e poderes públicos e privados têm para dizer, compreendêlos, dar-lhes atenção e aceitar as suas recomendações pode abrilhantar a sua empresa e até reconquistar quem parecia perdido. Por isto, vamos garantir que as linhas de comunicação com os seus stakeholders nunca se fecham.

Publicidade

É a comunicação paga, nos media, no âmbito de uma actividade comercial, industrial, artesanal ou liberal, com o objectivo de promover bens, serviços, ideias, princípios, iniciativas ou instituições. A criatividade é nossa, os louros são seus.

Design

Um visual criativo e apelativo torna qualquer mensagem mais eficaz. Tudo comunica, portanto nunca descuremos o factor estético: no escritório, na loja, no logotipo, nas brochuras e flyers, no website, nos produtos, nas embalagens… e nos sorrisos dos que gostam de ver tudo isto.

Vídeo

Há momentos, frases e testemunhos que só um vídeo consegue traduzir. É mais credível, próximo e eficaz do que quase tudo. Connosco, pode contar para a redacção dos guiões, a gravação, produção, edição, processamento e reprodução de vídeos, que vão ajudar a mostrar aos outros tudo o que o seu negócio tem para contar.

Fotografia

Será muito mais fácil escolher um restaurante com fotografias do espaço e da comida, certo? E quanto mais atractivas as fotografias, maior a nossa vontade de experimentar. Com isso em mente, a nossa equipa vai captar em imagem os momentos únicos do seu negócio – com um toque de aperfeiçoamento digital, quando necessário.

Alvos e Posicionamento

Os alvos são os nossos compradores potenciais prioritários, bem definidos por critérios geográficos, demográficos, socioeconómicos e psico-comportamentais, entre outros. O posicionamento é o conjunto de traços principais e distintivos da imagem da organização e do produto, serviço e/ou marca, que permitem ao público identificá-lo, situá-lo e diferenciá-lo dos outros no mercado (por exemplo: o mais caro, o de melhor qualidade, o mais afável, etc.). Se só pudesse dizer uma coisa sobre a sua oferta ao seu público-alvo, o que seria? Nós saberemos ajudar nesta escolha!