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Afaste os seus receios

As pessoas reais, que enfrentam desafios reais, hão de querer sempre falar com outras pessoas reais – é aí que está a diversão. A tecnologia não cria empatia com os clientes. Não lhes compreende as necessidades nem lhes alivia os receios.

Aparelho eletrónico algum pode desenvolver uma relação de carinho, respeito mútuo e longa duração com alguém.

Ajude os clientes a encontrá-lo

Para evitar que os seus clientes andem frequentemente à sua procura, pondere utilizar um serviço de comunicações unificadas (UC) com base numa cloud, através do qual poderá reunir todas as suas mensagens (de voz, faz, correio eletrónico e assim por diante) num só local.

Mantenha a informação de contacto dos clientes atualizada com software de gestão de contactos

Faz sentido ter um bom programa informático, como aquilo a que chama Contact Management Software (CMS) ou Customer Relationship Management (CRM). O CMS e o CRM permitem-nos criar bases de dados de informação -tanta quanta quisermos – sobre futuros clientes e os clientes de longa data.

É aqui que introduzimos informações como:

  • Nomes (saiba escrevê-los corretamente)
  • Nomes de empresas
  • Endereços
  • Vários números de telefone
  • Endereços de correio eletrónico
  • Nomes de assistentes e secretários
  • Melhor altura do dia para contactar os clientes
  • Datas, locais e horários dos compromissos
  • Notas acerca de cada conversa com os clientes
  • Descrição da correspondência enviada
  • Produtos ou serviços encomendados
  • Datas de entrega
  • Desafios que surgem e como os ultrapassámos
  • Planos de crescimento para o futuro da empresa ou divisão
  • Datas de nascimento, de aniversário de casamento e outras importantes
  • Há quanto tempo se fez o primeiro contacto com a empresa
  • Passatempos (para estabelecer pontos em comum)
  • Onde o cliente passou as últimas férias
  • Praticamente tudo que possa descobrir sobre as pessoas

A grande vantagem do CMS e do CRM é o acesso rápido e fácil à informação e o facto de a podermos alterar à medida que a nossa relação com os clientes evolui.

Para facilitar a compreensão deste assunto, sugerimos a leitura de outros artigos do nosso Blog:

Fonte: Livro Técnicas de Vendas para Totós

Ilustração: Querer Além

Imagem Daniel Korpai no Unsplash