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Afaste os seus receios
As pessoas reais, que enfrentam desafios reais, hão de querer sempre falar com outras pessoas reais – é aí que está a diversão. A tecnologia não cria empatia com os clientes. Não lhes compreende as necessidades nem lhes alivia os receios.
Aparelho eletrónico algum pode desenvolver uma relação de carinho, respeito mútuo e longa duração com alguém.
Ajude os clientes a encontrá-lo
Para evitar que os seus clientes andem frequentemente à sua procura, pondere utilizar um serviço de comunicações unificadas (UC) com base numa cloud, através do qual poderá reunir todas as suas mensagens (de voz, faz, correio eletrónico e assim por diante) num só local.
Mantenha a informação de contacto dos clientes atualizada com software de gestão de contactos
Faz sentido ter um bom programa informático, como aquilo a que chama Contact Management Software (CMS) ou Customer Relationship Management (CRM). O CMS e o CRM permitem-nos criar bases de dados de informação -tanta quanta quisermos – sobre futuros clientes e os clientes de longa data.
É aqui que introduzimos informações como:
- Nomes (saiba escrevê-los corretamente)
- Nomes de empresas
- Endereços
- Vários números de telefone
- Endereços de correio eletrónico
- Nomes de assistentes e secretários
- Melhor altura do dia para contactar os clientes
- Datas, locais e horários dos compromissos
- Notas acerca de cada conversa com os clientes
- Descrição da correspondência enviada
- Produtos ou serviços encomendados
- Datas de entrega
- Desafios que surgem e como os ultrapassámos
- Planos de crescimento para o futuro da empresa ou divisão
- Datas de nascimento, de aniversário de casamento e outras importantes
- Há quanto tempo se fez o primeiro contacto com a empresa
- Passatempos (para estabelecer pontos em comum)
- Onde o cliente passou as últimas férias
- Praticamente tudo que possa descobrir sobre as pessoas
A grande vantagem do CMS e do CRM é o acesso rápido e fácil à informação e o facto de a podermos alterar à medida que a nossa relação com os clientes evolui.
Para facilitar a compreensão deste assunto, sugerimos a leitura de outros artigos do nosso Blog:
- Lidar com objecções de clientes
- Os Receios dos seus Clientes
- Contactar com os seus Clientes
- Etapas do Ciclo de Vendas
Fonte: Livro Técnicas de Vendas para Totós
Ilustração: Querer Além
Imagem Daniel Korpai no Unsplash