O Modelo de Negócio de uma empresa é a visão integrada do processo de identificação e utilização de recursos, competências e parcerias, para criar e entregar valor aos seus clientes e acionistas. Aqui apresentamos-lhe 7 dicas úteis que deve ter em conta quando está a definir o seu Modelo de Negócio, com o Canvas.
O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta bastante útil para quem está a pensar criar um negócio ou até já tem um. O Canvas permite ver todos os aspetos fundamentais de um Modelo de Negócio numa única folha e pode ser uma grande ajuda na criação da sua nova empresa ou na sua organização mais antiga.
Mas como funciona o Canvas?
O Canvas permite refletir sobre o seu negócio em nove quadrantes:
O quê:
- Proposta de valor – o que tem para oferecer aos seus clientes;
O quem:
- Segmento de clientes – quais são os seus clientes-alvo;
- Relacionamento com o cliente – como vai relacionar-se com eles;
- Canais de distribuição – como os seus produtos chegam até aos seus clientes;
O como:
O que necessita para produzir esse valor:
- Atividades chave;
- Recursos chave a utilizar;
- Parceiros chave a envolver;
O quanto:
- Identificação da estrutura de custos;
- Identificação das fontes de receita;
7 dicas úteis para preparar o seu Modelo de Negócio:
1. Se tem uma ideia, use o Canvas:
– É ideal para praticar o planeamento do negócio;
– Ajuda-o a visualizar a ideia e a desenvolver as diferentes áreas, sem esquecer nenhuma;
2. Utilize Post-It:
– Imprima o modelo ou desenhe-o numa folha ou quadro branco;
– Use post-it e não escreva diretamente no quadro, para facilitar as alterações;
3. Take your time:
– Leve o tempo que precisar a completar, modificar, escolher e melhorar o seu modelo;
4. Respeite a ordem:
– Comece pela “Oferta de Valor” – o que vai oferecer, que problema ou necessidade irá resolver;
– De seguida o “Para Quem” – começe a definir como vai gerar valor para cada segmento de clientes;
– Depois o “Como” – a organização e a eficiência na produção do valor;
– Por último o “Quanto” – os números, para perceber se a ideia é financeiramente viável;
5. Seja específico:
– Utilize uma cor ou imagem diferente para cada proposta de valor ou segmento de clientes, para ajudar a visualizar as ligações;
6. Teste as hipóteses:
– Antes da implementação é importante validar as ideias junto dos segmentos de clientes;
– Faça protótipos, demonstrações, propostas e use o feedback para melhorar o modelo;
7. Insista, insista… como na ginástica:
Trabalhe constantemente o seu modelo para:
– Melhorar o seu negócio;
– Acompanhar as necessidades dos clientes;
– Vencer a concorrência.
Fonte: IAPMEI Agência para a Competitividade e Inovação
Imagem: fauxels em Pexels