Pode ser um desafio encontrar ideias de conteúdos relevantes para as redes sociais, quando existe uma necessidade diária de publicar em diferentes plataformas. Mas, se o conteúdo for recente e de qualidade atrai a atenção dos seguidores. As pessoas ficam entusiasmadas ao ver o que publica, o que as torna mais propensas a envolver-se com as suas publicações — e talvez até tornarem-se clientes. Aqui ficam 30 ideias de conteúdos para as redes sociais de empresas, opções criativas de posts para todas as principais plataformas:
- Vídeos
Dica: Pode partilhar vídeos em qualquer uma das suas plataformas, mas para o Facebook e o Twitter é melhor fazer upload de vídeos diretamente, para obter um maior envolvimento.
- Directs ou Vídeos ao vivo
Além de posts de vídeo, considere publicar directs ou vídeos ao vivo nas suas redes sociais. Quatro em cada cinco pessoas prefere ver um vídeo ao vivo de uma marca do que ler uma publicação de blogue.
- Os funcionários
A confiança numa marca pode levar anos a ser construída. Mas demonstrar colaboradores da sua empresa, no seu dia-a-dia, pode proporcionar uma ligação pessoal muito mais rápida com o seu público.
- Notícias da empresa
Partilhe notícias sobre a sua organização nas suas redes sociais. Mas certifique-se que são únicas e personalizadas por si.
- Dados de mercado
Se a sua empresa tiver dados originais que forneçam informações importantes sobre as suas operações ou a sua indústria, partilhe esses destaques nas redes sociais.
- Artigos e posts de blog
Se tiver um blog da empresa, partilhe os artigos nas suas redes sociais com links directos onde puder.
- “Olhares” dos bastidores
Partilhe um pouco de informação sobre o que faz com os seus seguidores, eles vão adorar.
- Concursos e brindes
Recompense os seus seguidores e adquira novos ao organizar um concurso ou oferta nas suas redes sociais.
- Conteúdo de influenciador
Faça uma parceria com um influenciador, que tenha um perfil adequado para a sua marca, e que ofereça conteúdo para partilhar em ambas as redes sociais.
- GIF’s
Os GIF’s são uma forma popular de comunicar nas redes sociais. Podem ser uma forma divertida de fazer uma publicação ou a partilha de uma piada com conteúdo leve.
- Animações
As animações combinam o apelo nas redes sociais tanto dos GIF’s como dos vídeos. Os vídeos animados são uma forma única de partilhar diversos conteúdos de uma vez.
- Fotos do produto
Obtenha criatividade e encontre novas formas de partilhar fotos dos seus produtos online. Divirta-se! Agrupe os produtos em conjunto, fotografe-os com enquadramentos interessantes.
- Conteúdo criado por um seguidor
Se tem fãs que usam os seus produtos e serviços para criar os seus próprios conteúdos nas redes sociais, contacte-os e peça-lhe para o repostar (creditando o autor) nas suas contas.
- Instagram Stories
Não se esqueça dos Stories ao usar o Instagram! É uma característica popular na plataforma, com 500 milhões de histórias a serem publicadas todos os dias.
- Citações interessantes ou inspiradoras
As publicações de citação são uma boa forma de destacar partes importantes dos seus artigos do blog. Estas publicações são especialmente populares no Instagram e Pinterest, mas podem ser eficazes em qualquer plataforma com um elemento visual.
- Posts de aquisição de clientes
É como publicar conteúdo de influência, mas com uma reviravolta. Ter alguém (influenciador, figura pública ou colaborador) que faça uma aquisição de clientes nos seus perfis.
- Notícias do setor
Além de partilhar notícias sobre a sua organização nas redes sociais, partilhe artigos relevantes e actualizações sobre o seu setor.
- Infografias
Uma infografia pode ser uma boa ideia para partilhar muita informação rapidamente. Por exemplo, se tiver novos resultados de vendas ou pesquisas de mercado para partilhar, deve considerar a infografia.
- Pré-visualizações e teasers
Dê aos seus seguidores nas redes sociais a sensação de que são pessoas pertencentes à empresa ao partilhar um pouco dos “bastidores”.
- Memes
São uma forma de usar os conteúdos das redes sociais para criar envolvimento, ser relevante e divertido. Também incentivam a partilha, quando são bem feitos.
- Uma espreitadela do interior do produto
Em vez de apenas mostrar o seu produto numa fotografia ou vídeo, dê aos seus seguidores um olhar interior que de outra forma não poderiam obter até o comprarem.
- Fotos de clientes
A estética destes posts é mais importante para algumas plataformas do que para outras. Para o Instagram e Pinterest, procure fotos de clientes que correspondam ao resto do seu conteúdo nas redes sociais.
- Feedback do cliente
Pode parecer que só se ouve falar de coisas que correm mal, mas é provável que tenha recebido comentários lisonjeiros ou críticas construtivas de um cliente. Pergunte a esses clientes se pode partilhar uma citação desse feedback nas suas redes sociais.
- Perguntas
O envolvimento é importante nas redes sociais e uma forma simples de conseguir isso é fazer aos seus seguidores uma pergunta aberta — uma que não pode ser respondida com um sim ou um não.
- Dicas e truques
Se o seu produto ou serviço tiver uma curva de aprendizagem ou alguns conselhos privilegiados para partilhar, coloque-os nas suas redes sociais.
- Posts de blog “evergreen”
Se tiver conteúdo antigo que ainda seja relevante ou se tenha tornado relevante novamente, muitas vezes referido como conteúdo “evergreen”, considere repartilhar.
- Eventos
Os posts de eventos são óbvios em alguns casos. Promover através de um evento em vez de uma publicação regular nas redes sociais faz com que qualquer pessoa possa indicar se está interessada ou não, para receber um lembrete.
- Conversas no Twitter
Muitas pessoas utilizam o Twitter para notícias de última hora, mas também pode ser um ótimo lugar para proporcionar conversas com os seus clientes.
- Sondagens
Os clientes adoram que lhe seja solicitada a sua opinião. Pode envolver-se com estes através de sondagens nas principais redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.
- Referências da imprensa
Partilhe referências de imprensa sobre a sua marca ou o seu setor com os seus seguidores nas suas várias plataformas.
- Testemunhos
Divulgar as opiniões e os testemunhos dos seus clientes sobre os seus produtos ou serviços é a melhor forma de provar a sua qualidade. Solicite comentários aos seus clientes e prepare as suas publicações!
Para mais informações consulte o artigo completo aqui!
Fique atento aos próximos posts, com mais dicas e truques para utilizar nas plataformas digitais!
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Fontes: Hootsuite e Semrush
Imagem de Marina Stroganova no Pixabay