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Ideias de Conteúdos para as Redes Sociais de Empresas

30 Ideias de Conteúdos para as Redes Sociais de Empresas

Pode ser um desafio encontrar ideias de conteúdos relevantes para as redes sociais, quando existe uma necessidade diária de publicar em diferentes plataformas. Mas, se o conteúdo for recente e de qualidade atrai a atenção dos seguidores. As pessoas ficam entusiasmadas ao ver o que publica, o que as torna mais propensas a envolver-se com as suas publicações — e talvez até tornarem-se clientes. Aqui ficam 30 ideias de conteúdos para as redes sociais de empresas, opções criativas de posts para todas as principais plataformas:

  • Vídeos

Dica: Pode partilhar vídeos em qualquer uma das suas plataformas, mas para o Facebook e o Twitter é melhor fazer upload de vídeos diretamente, para obter um maior envolvimento.

  • Directs ou Vídeos ao vivo

Além de posts de vídeo, considere publicar directs ou vídeos ao vivo nas suas redes sociais. Quatro em cada cinco pessoas prefere ver um vídeo ao vivo de uma marca do que ler uma publicação de blogue.

  • Os funcionários

A confiança numa marca pode levar anos a ser construída. Mas demonstrar colaboradores da sua empresa, no seu dia-a-dia, pode proporcionar uma ligação pessoal muito mais rápida com o seu público.

  • Notícias da empresa

Partilhe notícias sobre a sua organização nas suas redes sociais. Mas certifique-se que são únicas e personalizadas por si.

  • Dados de mercado

Se a sua empresa tiver dados originais que forneçam informações importantes sobre as suas operações ou a sua indústria, partilhe esses destaques nas redes sociais.

  • Artigos e posts de blog

Se tiver um blog da empresa, partilhe os artigos nas suas redes sociais com links directos onde puder.

  • Olhares” dos bastidores

Partilhe um pouco de informação sobre o que faz com os seus seguidores, eles vão adorar.

  • Concursos e brindes

Recompense os seus seguidores e adquira novos ao organizar um concurso ou oferta nas suas redes sociais.

  • Conteúdo de influenciador

Faça uma parceria com um influenciador, que tenha um perfil adequado para a sua marca, e que ofereça conteúdo para partilhar em ambas as redes sociais.

  • GIF’s

Os GIF’s são uma forma popular de comunicar nas redes sociais. Podem ser uma forma divertida de fazer uma publicação ou a partilha de uma piada com conteúdo leve.

  • Animações

As animações combinam o apelo nas redes sociais tanto dos GIF’s como dos vídeos. Os vídeos animados são uma forma única de partilhar diversos conteúdos de uma vez.

  • Fotos do produto

Obtenha criatividade e encontre novas formas de partilhar fotos dos seus produtos online. Divirta-se! Agrupe os produtos em conjunto, fotografe-os com enquadramentos interessantes.

  • Conteúdo criado por um seguidor

Se tem fãs que usam os seus produtos e serviços para criar os seus próprios conteúdos nas redes sociais, contacte-os e peça-lhe para o repostar (creditando o autor) nas suas contas.

  • Instagram Stories

Não se esqueça dos Stories ao usar o Instagram! É uma característica popular na plataforma, com 500 milhões de histórias a serem publicadas todos os dias.

  • Citações interessantes ou inspiradoras

As publicações de citação são uma boa forma de destacar partes importantes dos seus artigos do blog. Estas publicações são especialmente populares no Instagram e Pinterest, mas podem ser eficazes em qualquer plataforma com um elemento visual.

  • Posts de aquisição de clientes

É como publicar conteúdo de influência, mas com uma reviravolta. Ter alguém (influenciador, figura pública ou colaborador) que faça uma aquisição de clientes nos seus perfis.

  • Notícias do setor

Além de partilhar notícias sobre a sua organização nas redes sociais, partilhe artigos relevantes e actualizações sobre o seu setor.

  • Infografias

Uma infografia pode ser uma boa ideia para partilhar muita informação rapidamente. Por exemplo, se tiver novos resultados de vendas ou pesquisas de mercado para partilhar, deve considerar a infografia.

  • Pré-visualizações e teasers

Dê aos seus seguidores nas redes sociais a sensação de que são pessoas pertencentes à empresa ao partilhar um pouco dos “bastidores”.

  • Memes

São uma forma de usar os conteúdos das redes sociais para criar envolvimento, ser relevante e divertido. Também incentivam a partilha, quando são bem feitos.

  • Uma espreitadela do interior do produto

Em vez de apenas mostrar o seu produto numa fotografia ou vídeo, dê aos seus seguidores um olhar interior que de outra forma não poderiam obter até o comprarem.

  • Fotos de clientes

A estética destes posts é mais importante para algumas plataformas do que para outras. Para o Instagram e Pinterest, procure fotos de clientes que correspondam ao resto do seu conteúdo nas redes sociais.

  • Feedback do cliente

Pode parecer que só se ouve falar de coisas que correm mal, mas é provável que tenha recebido comentários lisonjeiros ou críticas construtivas de um cliente. Pergunte a esses clientes se pode partilhar uma citação desse feedback nas suas redes sociais.

  • Perguntas

O envolvimento é importante nas redes sociais e uma forma simples de conseguir isso é fazer aos seus seguidores uma pergunta aberta — uma que não pode ser respondida com um sim ou um não.

  • Dicas e truques

Se o seu produto ou serviço tiver uma curva de aprendizagem ou alguns conselhos privilegiados para partilhar, coloque-os nas suas redes sociais.

  • Posts de blog “evergreen”

Se tiver conteúdo antigo que ainda seja relevante ou se tenha tornado relevante novamente, muitas vezes referido como conteúdo “evergreen”, considere repartilhar.

  • Eventos

Os posts de eventos são óbvios em alguns casos. Promover através de um evento em vez de uma publicação regular nas redes sociais faz com que qualquer pessoa possa indicar se está interessada ou não, para receber um lembrete.

  • Conversas no Twitter

Muitas pessoas utilizam o Twitter para notícias de última hora, mas também pode ser um ótimo lugar para proporcionar conversas com os seus clientes.

  • Sondagens

Os clientes adoram que lhe seja solicitada a sua opinião. Pode envolver-se com estes através de sondagens nas principais redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

  • Referências da imprensa

Partilhe referências de imprensa sobre a sua marca ou o seu setor com os seus seguidores nas suas várias plataformas.

  • Testemunhos

Divulgar as opiniões e os testemunhos dos seus clientes sobre os seus produtos ou serviços é a melhor forma de provar a sua qualidade. Solicite comentários aos seus clientes e prepare as suas publicações!

Para mais informações consulte o artigo completo aqui!

Fique atento aos próximos posts, com mais dicas e truques para utilizar nas plataformas digitais!

Continue a leitura deste assunto com outros artigos do nosso Blog:

Fontes: Hootsuite e Semrush
Imagem de Marina Stroganova no Pixabay


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Marketing Sensorial

Invoca o poder de todos os sentidos (tacto, visão, audição, olfacto, paladar) que os negócios podem despertar e estimular (através da beleza da decoração, do aroma agradável em loja, da textura dos produtos em exposição, de uma degustação cuidada, da melodia da música no local ou em suportes online) para agradar aos seus consumidores e clientes e levá-los, assim, à compra. Se já ouviu falar na importância do “ambiente em loja”, saiba que este assenta num bom Marketing Sensorial e faz toda a diferença.

Análise SWOT

As melhores decisões são tomadas quando sabemos todos os factos – sobre nós e sobre os outros. SWOT é um acrónimo curto que representa uma grande quantidade de informação que vai ser-lhe muito útil: as suas Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses), bem como as Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) que tem de enfrentar no ambiente que o rodeia.

Reuniões

Quando a prospecção corre de feição, o resultado desejado é a marcação das primeiras reuniões com os potenciais clientes. E há muitos cuidados a ter para preparar estas reuniões: como começar a conversa, o que dizer sobre nós, com que vestuário e aparência pessoal, em que situação (presencial, telefónica, por vídeo), que conteúdos informativos mostrar, que argumentos ter em carteira, como fazer a gestão da conversa e como cativar a outra parte até ao momento que interessa: o primeiro pedido de proposta. Deixe estes detalhes com quem sabe e gosta: nós!

Apresentações

Já sabe que não há uma segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão. Resumir em poucas palavras, imagens, sons e vídeos a excelência da sua proposta é uma mais-valia. Uma boa Apresentação Digital vai transmitir a quem a vir uma imagem de profissionalismo e criatividade que torna o seu negócio apelativo e memorável.

Prospecção

Quais poderão ser os seus futuros clientes? A prospecção assenta numa análise do mercado e da concorrência para listar nomes de empresas, cargos e contactos de pessoas concretas – que serão abordadas uma-a-uma, seja presencialmente, através de contactos comuns, por email, telefone, nas redes sociais online ou através de outras plataformas. Nessa abordagem, procura-se compreender necessidades por atender e oferecer soluções à medida. É difícil, é demorado, exige diplomacia, tacto e resistência – mas a boa notícia é que podemos fazê-lo por si.

Networking

A arte de conhecer pessoas relevantes para o seu negócio pede mais do que uma personalidade extrovertida. É preciso sentido de missão, uma pesquisa cuidadosa e os argumentos certos para identificar os melhores interlocutores. Este é o primeiro passo do caminho para fechar vendas: ter uma boa rede de contactos – algo que cultivamos constantemente.

Plano de Negócio

Não se parte para uma viagem sem uma rota em mente; por isso, não se começa um negócio sem um Plano de Negócio. Neste Plano apresentamos os cálculos de todos os custos envolvidos e fazemos uma estimativa das receitas, com prazos e prioridades associados ao seu negócio, para saber quanto e quando vai ganhar com as escolhas que fizer.

Fixação de Objectivos

Para orientar as decisões, é fundamental a formulação explícita e quantificada dos objectivos, para que se possa aferir, ao longo do tempo, se estão a ser atingidos, que desvios existem e como podem ser corrigidos. Dos tipos de objectivos de Marketing mais comuns, temos: objectivos quantitativos (volume de vendas, valor de vendas, número de consumidores e/ou clientes, quota de mercado, rentabilidade) e objectivos qualitativos (imagem de marca, satisfação dos clientes, reputação, serviço).

Posição Competitiva

Como é que a sua empresa vai responder às decisões dos concorrentes? Vai tentar apresentar um produto mais barato? Vai apostar num serviço de maior qualidade? Vai oferecer brindes, ou vai investir fortemente em publicidade?
Tudo isto depende da Posição Competitiva da sua empresa. Juntos, vamos defini-la para que o seu negócio ganhe vantagem face aos concorrentes.

Storytelling

Vamos supor que a sua empresa surgiu ao fim de mais de 20 anos de trabalho intenso na área. Vamos supor que, antes de começar a trabalhar com clientes, a sua preocupação foi aprender o máximo possível com os melhores do ramo, acumulando uma série de conhecimentos e experiências que fazem de si uma referência na área. Com muitas aventuras pelo meio! Não acha que o cliente poderá ter interesse em saber disso? Partilharmos a sua história, da forma certa ajuda criar uma conexão com os seus clientes, aproximando-os de si e – por acréscimo – dos seus produtos.

Estudo do Consumidor

Por consumo, entende-se o acto de apropriação e utilização (geralmente de carácter aquisitivo, implicando uma troca) de bens materiais ou serviços, por indivíduos ou organizações, com vista à satisfação de necessidades ou desejos. Chamamos “consumidor” ao indivíduo particular ou ao agregado familiar – que, na gíria profissional, constituem o “mercado B2C (business-to-consumer”). O estudo do consumidor é um micro-cosmos dentro do Estudo do Mercado, porque, diferentemente das organizações, os particulares compram de forma mais emotiva, exigindo uma atenção aprofundada às suas crenças, atitudes, valores, motivações e comportamentos – que podemos investigar com técnicas de pesquisa quanti e/ou qualitativas.

Estudo de Mercado

Quando falamos em “saber se há mercado para” preocupamo-nos com: quantos são, ou podem vir a ser, os indivíduos ou organizações que constituem a procura? Onde estão e como se caracterizam? Enquadram-se nos nossos interesses? Têm, por sua vez, interesse naquilo que queremos oferecer-lhes? Conhecem e utilizam os nossos concorrentes? Se sim, quais e que opinião têm deles, em comparação connosco? Que outros factores macro e microambientais afectam a sua procura? É a estas perguntas que o Estudo do Mercado procurará dar resposta.

Portfólio

Já fez trabalhos relevantes para o seu negócio, que demonstram a sua perícia e conhecimento da área? Então podemos ajudá-lo a compilá-los e expô-los – são uma óptima forma de divulgar o seu trabalho e conquistar novos clientes.

Marketing-Mix

Trata-se, sucintamente, do conjunto de decisões em torno dos chamados 4 P clássicos do Marketing: Produto, Preço, Praça (Distribuição) e Promoção (Comunicação) + os 3 P do Marketing de Serviços: Pessoas, Processos e Evidências Físicas. Em conjunto, estas variáveis vão ajudar a cumprir os seus objectivos, satisfazendo os seus clientes.

Plano de Marketing

Tomar decisões “no calor do momento” pode resultar para pilotos de Fórmula 1, mas não tanto para um negócio. Todas as actividades de marketing da sua empresa vão constar de um rigoroso Plano de Marketing, com prazos e orçamentos por objetivo e resultados esperados por acção, feito a pensar no melhor para o seu negócio.

Proposta USP

O que há no seu negócio que o torna diferente dos demais? Porque deve um cliente escolhê-lo a si em vez de optar por um concorrente? Vamos trabalhar consigo para descobrir o que torna o seu negócio único, e garantir que não passa despercebido. A isto chamamos USP (unique selling proposition, ou proposta única de valor).

Negociação

Em qualquer relação de troca de valor, todas as partes devem ficar a ganhar. Com uma boa negociação, todas as partes sentem que ficaram a ganhar. Feita por nós, a negociação irá garantir que o processo de troca de valor com a outra parte continuará a salvaguardar os interesses e objectivos do seu negócio…e ainda deixar a outra parte contente com isso.

Copywriting

Já alguma vez leu a descrição de um produto e ficou a achá-la maçuda, pouco apelativa, e até incorrecta em termos de português? Pois é, faltou um bom copywriter. O copywriting consiste num conjunto de técnicas usadas para escrever textos persuasivos para marketing e vendas. A ideia é que o consumidor leia conteúdos que o façam querer tomar uma acção especifica, como pesquisar sobre o seu produto ou registar-se para receber uma newsletter.

E-commerce

Na era em que a venda online é indispensável e integra a experiência “omnicanal”, ajudamos a escolher entre as diversas soluções, a ser encontrado nas pesquisas dos clientes, a canalizar tráfego e visitas para os locais pretendidos e a optimizar a experiência do cliente nas suas plataformas digitais – para que a compra seja memorável e se repita por muitos, longos e bons!

Blog

Trata-se de uma plataforma inspirada nos antigos diários, em que pode publicar informação mais detalhada, vídeos, imagens e links relacionados com o seu negócio, que vão tornar a sua empresa mais humana e aumentar as visualizações do seu website.

Trade Marketing

Vender bem não é só ter o melhor produto. Fisicamente ou online, os pontos de contacto com os consumidores devem ser profissionais. A sua equipa está preparada para atender os seus clientes? Sabe sorrir, escutar, falar de forma cortês e persuasiva? Tem argumentos prontos e eficazes? A sua loja é bonita, apelativa para os consumidores? A relação com os fornecedores, parceiros e distribuidores funciona? Estamos aqui para garantir que sim.

Branding

Uma marca forte e diferenciadora é o que lhe permite ter clientes fiéis, dispostos a pagar mais do que a média. Quanto mais o cliente souber associar o seu negócio a palavras, imagens, símbolos e sons que o cativem, mais se sentirá envolvido com a sua marca. Mas não pense que uma boa marca se constrói facilmente – criar uma marca tem muito que se lhe diga, e nós sabemos bem o que dizer.

CRM

Pense na sua relação com os clientes como qualquer outra relação que mantém com uma pessoa. Se essa pessoa sentir que não é importante para si, a relação arrisca-se a acabar. O CRM consiste numa estratégia que vai ajudar a conhecer, entender e antecipar as necessidades dos seus clientes, para fidelizá-los e gerar mais oportunidades de lucro – alimentando a relação. A personalização do atendimento e da comunicação é fulcral para o sucesso destes objectivos, e acontece através de um relacionamento a médio e longo prazo com o consumidor ou cliente.

Redes Sociais

Além de poder alcançar novos clientes, as redes sociais permitem que os clientes que já tem sigam o seu negócio, ficando a par de quaisquer novidades que deseje partilhar com eles: de promoções a eventos, passando por mudanças de horário ou lançamento de novos produtos. Mas têm os seus segredos! Vá por nós.

Newsletter

Para se manter na recordação e apreço dos seus contactos, é boa ideia enviar-lhes Newsletters, ou Boletins Informativos. Estes são publicações regulares com conteúdos atractivos, que detalham o que há de novo e o que está para vir no seu negócio. Se as newsletters são das ferramentas de comunicação mais eficazes em pequenos negócios, imagine em grandes.

SEO

Já alguma vez pesquisou por um negócio na Internet e teve dificuldade em encontrá-lo? É sinal de que o que procurava não estava optimizado para motores de busca. Não queremos que isso lhe aconteça! Os conteúdos e a estrutura do seu website serão criados para garantir a sua melhor posição nos resultados dos motores de busca – ajudando clientes que já o conhecem a encontrá-lo facilmente, e novos clientes a descobri-lo pela primeira vez.

Website

Hoje em dia, se quer saber algo sobre um dado negócio, o primeiro instinto é procurá-lo na Internet. Com o nosso apoio, sabe que terá um website à sua medida, que represente o seu negócio devidamente para quem o pesquise e que faça chegar os clientes aquilo que desejar transmitir-lhes.

Conteúdos

Nem só de produto vive o consumidor. Prova disso é haver tantos fãs a declarar publicamente o seu amor a marcas. Ora, não há valor emocional para o consumidor ou cliente sem conteúdos – sobre pessoas, eventos, experiências, ou simplesmente informações relevantes. Os conteúdos de qualidade são originais, dinâmicos e partilháveis. Embora possam ser diferentes conforme os alvos a atingir, as mensagens têm de ser sempre coerentes com o posicionamento da marca – algo que nós garantiremos.

Atendimento e Imagem

O profissionalismo no atendimento ao cliente é essencial, mas ninguém nasce ensinado. O nosso trabalho vai permitir-lhe a definição clara de objetivos, o estabelecimento de procedimentos para que as suas equipas lidem com as situações e a selecção, formação e motivação dos seus comerciais. Nem todos os clientes vão ser simpáticos e afáveis; alguns não estão para conversas e outros gostam de “reclamar”. Um profissional de atendimento ao cliente treinado por nós saberá como apelar aos primeiros e como acalmar os segundos.

Relações Públicas

Um diálogo tem dois sentidos. Escutar o que clientes, órgãos de comunicação, parceiros e poderes públicos e privados têm para dizer, compreendêlos, dar-lhes atenção e aceitar as suas recomendações pode abrilhantar a sua empresa e até reconquistar quem parecia perdido. Por isto, vamos garantir que as linhas de comunicação com os seus stakeholders nunca se fecham.

Publicidade

É a comunicação paga, nos media, no âmbito de uma actividade comercial, industrial, artesanal ou liberal, com o objectivo de promover bens, serviços, ideias, princípios, iniciativas ou instituições. A criatividade é nossa, os louros são seus.

Design

Um visual criativo e apelativo torna qualquer mensagem mais eficaz. Tudo comunica, portanto nunca descuremos o factor estético: no escritório, na loja, no logotipo, nas brochuras e flyers, no website, nos produtos, nas embalagens… e nos sorrisos dos que gostam de ver tudo isto.

Vídeo

Há momentos, frases e testemunhos que só um vídeo consegue traduzir. É mais credível, próximo e eficaz do que quase tudo. Connosco, pode contar para a redacção dos guiões, a gravação, produção, edição, processamento e reprodução de vídeos, que vão ajudar a mostrar aos outros tudo o que o seu negócio tem para contar.

Fotografia

Será muito mais fácil escolher um restaurante com fotografias do espaço e da comida, certo? E quanto mais atractivas as fotografias, maior a nossa vontade de experimentar. Com isso em mente, a nossa equipa vai captar em imagem os momentos únicos do seu negócio – com um toque de aperfeiçoamento digital, quando necessário.

Alvos e Posicionamento

Os alvos são os nossos compradores potenciais prioritários, bem definidos por critérios geográficos, demográficos, socioeconómicos e psico-comportamentais, entre outros. O posicionamento é o conjunto de traços principais e distintivos da imagem da organização e do produto, serviço e/ou marca, que permitem ao público identificá-lo, situá-lo e diferenciá-lo dos outros no mercado (por exemplo: o mais caro, o de melhor qualidade, o mais afável, etc.). Se só pudesse dizer uma coisa sobre a sua oferta ao seu público-alvo, o que seria? Nós saberemos ajudar nesta escolha!