Vivemos tempos excecionais. Covid-19 é provavelmente a palavra mais utilizada no ano de 2020. E com ela, surgiram uma série de desafios na nossa vida profissional e particular que nos exigem adaptação. Neste artigo, abordamos dois temas importantes nesta nossa nova realidade: o planeamento do orçamento familiar e as compras online com cartão.

Planear o Orçamento Familiar

A gestão pessoal do rendimento é uma tarefa exigente. Elaborar o orçamento significa planear a forma como se pretende gerir o dinheiro de que se dispõe.
Para elaborar o orçamento da sua família comece por identificar os rendimentos e despesas. Por rendimentos, entende-se o dinheiro que se recebe, enquanto que as despesas são os pagamentos que tem de efectuar. Ao subtrair as despesas aos rendimentos obtém-se o saldo com a situação financeira da sua família. Se os seus rendimentos forem inferiores às despesas, então o saldo é negativo, isto significa que gasta mais do que recebe e é necessário corrigir esta situação. Se, por outro lado, o resultado for positivo, há que avaliar se corresponde aos objectivos fixados para a poupança do agregado familiar.
De seguida, deve definir os seus objectivos de poupança. Não só para eventuais aquisições que deseje fazer, mas também para se precaver em caso de necessidade.
No Portal Todos Contam tem acesso ao simulador que o ajuda a determinar o seu orçamento familiar.

Compras Online com Cartão

Desde o início da pandemia que as compras online aumentaram significativamente face ao passado. No entanto, também as fraudes associadas á utilização de cartões de crédito online aumentaram. Partilhamos consigo um conjunto de 10 dicas que deve ter em atenção sempre que realizar uma compra através da Internet.

Antes de comprar:

  • Certifique-se que o vendedor é de confiança.
  • Confirme que o site que está a utilizar é seguro.
  • Mantenha a segurança dos equipamentos e das ligações que utiliza, evitando os acessos públicos e computadores partilhados.
  • Leia atentamente os procedimentos e os cuidados acordados ou recomendados pelo seu banco para a realização de pagamentos na internet.

Durante a compra:

  • Tenha atenção aos seus elementos de autenticação.
  • Privilegie a utilização de cartões de pagamento com segurança acrescida.
  • Seja consciencioso na divulgação de informação pessoal ou confidencial.

Depois de comprar:

  • Guarde sempre informação sobre o vendedor e os registos das transacções efectuadas.
  • Verifique regularmente o seu extracto bancário.
  • Comunique as suspeitas de fraude.

Fonte: https://www.todoscontam.pt/pt-pt/newsletter/junho-2020