As empresas que utilizam “data analytics”, de forma eficiente, conseguem ser vinte vezes melhor na atração de novos consumidores e 5 vezes melhor na retenção dos já existentes.
Atenta ao mercado e à chegada da era da “digital transformation”, a Porto Business School promove, no próximo dia 29 pelas 18h30, uma sessão onde a Head Analytics da Sonae MC, Liliana Bernardino, leva a discussão algumas das técnicas e competências que ajudam os decisores a conhecer melhor a realidade que os rodeia e tomar decisões mais acertadas, alcançando um maior valor competitivo.
São várias as empresas que ainda duvidam do potencial da analítica e não reconhecem a relevância de uma estratégia de marketing centrada no consumidor. Por isso, esta sessão pretende mostrar a importância que este tipo de estratégia deve assumir para os gestores, em conformidade com a estratégia de marketing da organização, tornando-a transversal a todas as variáveis do marketing e das vendas.
“Os modelos de negócios têm vindo a sofrer grandes transformações, o que obriga à capacidade dos gestores se adaptarem sistematicamente ao mercado e às funções comerciais que prestam. É fundamental que a relação com o cliente e a potencialização das vendas não seja posta em risco em momento algum e, por isso, a sustentação de decisões de marketing e de vendas baseada em dados reais e atualizados deve ser um pressuposto”.
Liliana Bernardino, Head of Analytics na Sonae MC, é licenciada em Matemática Aplicada e Mestre em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão, pela Universidade do Porto. Iniciou o seu percurso profissional em 2004, como Analista Júnior, na então designada Sonae Distribuição. Posteriormente, integrou a equipa de lançamento do Cartão Continente e, em 2011, assumiu o cargo de Team Leader da equipa de Customer Intelligence. Hoje, é também dirigente do Centro de Advanced Analytics e Campaign Intelligence, do Programa de Fidelização do Cartão Continente.
HiperSuper, Por Rita Gonçalves a 24 de Novembro de 2016 as 10:33