O inquérito deve ter:
Título sucinto
Introdução, que deve conter:
Convite/incentivo à resposta
Explicação sucinta do tema, que seja verdadeira, mas que não informe demasiado (para não desmotivar e não fazer os inquiridos pensar demasiado antes do tempo)
Identificação do investigador e da instituição/curso
Garantia de confidencialidade e anonimato
Tempo estimado de resposta
Contacto eletrónico e telefónico do investigador
Perguntas “de aquecimento”, que devem:
Fazer uma introdução ao tema sem demasiada informação
Ser fáceis de responder
Fazer o inquirido sentir-se útil, à-vontade e estimulado
- Exemplos:
“Conhece ou já ouviu falar de…?”
“Para si, o que é…?”
“Qual destas frases se aplica a si?”
“Alguma vez fez/pensou/disse…?”
Corpo do questionário deve:
- Conter respostas que reúnam várias informações, por exemplo, através de tabelas
- Conter respostas a partir de itens de listas fechadas, sem muitas opções e que devem ser ordenadas alfabética ou aleatoriamente
- Questões do género “Diga com quais destas frases concorda”
- Questões do género “Qual/Quais destas frases se aplicam a si”
- Respostas abertas (dependendo do estudo)
Notas: Primeiro devem colocar-se as perguntas impessoais, deixando as perguntas personalizantes para o fim.
Deixar itens de caracterização sociodemográfica, preferencialmente, para o fim.
Exemplos práticos: Questionários guiões e grelhas.
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MAIS CONSELHOS:
Tipo de Pergunta, Descrição e Exemplos
DESCRIÇÃO | EXEMPLOS | ||||||||||||||||||||||||||
Perguntas Fechadas |
São aquelas cujas respostas possíveis são fixadas de antemão e o inquirido apenas selecciona a opção ou as opções (escolha múltipla), de entre as sugeridas, que mais se adequa(m) à sua situação. Há casos em que são previstas apenas as respostas “sim” ou “não” (perguntas dicotómicas). E há também casos em que as perguntas admitem um número relativamente amplo de respostas possíveis (escolha múltipla).
Este tipo de questões goza de vantagens:
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Qual acha ser o medium que informa mais rapidamente uma notícia?
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Perguntas Abertas |
Não se deparando com respostas pré-codificadas, o interrogado responde com as suas palavras. Este tipo de questão oferece as vantagens de:
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Qual a sua opinião sobre a política editorial do Diário de Notícias? | |||||||||||||||||||||||||
Perguntas Duplas, Semi-Abertas ou Semi-Fechadas | Reúnem uma pergunta fechada e outra aberta, sendo esta última frequentemente enunciada pela forma “Outro. Qual?” ou “Porquê?”. A opção “Outro. Qual?” serve o propósito de, no caso de o investigador não ser completamente exaustivo nas categorias, colmatar essa falha. |
Em que meio de comunicação social confia mais para obter informações de carácter político?
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Perguntas Dicotómicas | Apresentam duas opções de respostas. Admite-se a inclusão de uma terceira alternativa: “Não sei” ou “Nenhum”. | 1) Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino 2) Encontra o café da sua preferência em todos os lugares em que faz compras regulares? ( ) Sim ( ) Não | |||||||||||||||||||||||||
Perguntas de Escolha Múltipla | Permitem a escolha concomitante de duas ou mais respostas. | Em que aspectos do seu dia-a-dia considera que os meios de comunicação social têm mais influência em si (escolha no máximo 3 opções)? 1) Aspectos Culturais 2) Comportamentos e/ou Atitudes 3) Comportamento nas Redes Sociais 4) Conhecimentos Gerais 5) Consumo 6) Lazer 7) Responsabilidade Social 8) Outro(s) | |||||||||||||||||||||||||
Perguntas Encadeadas | A segunda pergunta depende da resposta da primeira. Há uma sequência lógica. (evitar sempre que possível) | É utilizador dos media digitais (blogues, jornais online, redes sociais online) como fonte noticiosa? 1) Sim 2) Não Se sim[1], com que periodicidade? 1) Várias vezes por dia 2) Uma vez por dia 3) Várias vezes por semana 4) Uma vez por semana 5) Várias vezes por mês 6) Uma vez por mês 7) Raramente | |||||||||||||||||||||||||
Perguntas Escalonadas | Escala de Likert | Geralmente, o inquirido expressa o seu grau de concordância ou discordância com afirmações. | “Tendencialmente, as primeiras páginas do jornal Y ostentam o critério do interesse do público em detrimento do critério do interesse público”. ( ) Discordo totalmente ( ) Discordo ( ) Nem concordo nem discordo ( ) Concordo ( ) Concordo totalmente | ||||||||||||||||||||||||
Escala de Importância | O inquirido classifica a importância de algum atributo. | “Para mim, o serviço de alimentação das linhas aéreas é:” ( ) Extremamente importante ( ) Muito importante ( ) Importante ( ) Não muito importante ( ) Pouco importante ( ) Nada importante | |||||||||||||||||||||||||
Escala de avaliação | O respondente avalia algum atributo. | “Para mim, o serviço de alimentação da companhia aérea K é:” ( ) Excelente ( ) Muito bom ( ) Bom ( ) Nem bom nem mau ( ) Mau ( ) Muito mau ( ) Péssimo | |||||||||||||||||||||||||
Perguntas com Ordem de Preferência | É dada ao inquirido a possibilidade de ordenação. A evitar, por dificuldade de tratamento e porque não acrescenta nada de novo, desde que, em questão directa, cada um expresse a sua preferência. |
Ordene de 1 a 4 os seguintes canais televisivos nacionais, sendo 1 “o que gosta mais de assistir” e 4 “o que gosta menos de assistir”.
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Escala de Intenção de Compra | Pergunta-se ao interrogado se compraria um produto/serviço, dadas certas condições (preço, qualidade, acesso, mudanças na composição, relação preço/quantidade, entre outras). | Estando o café solúvel X disponível em diversos pontos de venda ao preço de 5€ a embalagem de 100g, o que faria em termos de compra? ( ) Certamente compraria ( ) Provavelmente compraria ( ) Provavelmente não compraria ( ) Certamente não compraria ( ) Não sei |
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10%
5%
85%
10%
5%
40%
30%
15% |
– Que programas de televisão prefere?
10%
15%
20%
55%
20%
10%
70% |
Figura 54 Recomendações para a Disposição das Perguntas
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No questionário, há dois aspectos relevantes a serem considerados:
1) 1 (Passe para a questão 9.) |
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Autora: Prof. Doutora Sónia Sebastião