Rosa Maria, o jornal para a comunidade da Mouraria

Do número zero ao quatro, o jornal Rosa Maria foi financiado por fundos europeus, depois teve uma edição apoiada pelo Programa de Desenvolvimento Comunitário da Mouraria e actualmente vive das receitas publicitárias. Agora com periodicidade semestral, o próximo número será válido para o período Junho-Dezembro. O jornal de 32 páginas a cores, da responsabilidade da Associação Renovar a Mouraria, pretende envolver a comunidade deste bairro histórico de Lisboa, que tem vindo a ser alvo de vários projectos com vista à sua renovação social e económica.
Um estudo da consultora Augusto Mateus & Associados, sobre avaliação dos investimentos do QREN em territórios urbanos problemáticos, refere que todos os habitantes da Mouraria conhecem o jornal Rosa Maria, 58 por cento lêem-no regularmente e 30 por cento já participaram sendo entrevistados, fotografados ou produzindo conteúdos. “Há um assumido objectivo de elevar a auto-estima dos moradores, pelo que, por exemplo, na capa nunca está um tema, mas sim uma pessoa do bairro cuja história é contada na contracapa”, explica ao M&P a jornalista Marisa Moura, que integra a Associação Renovar a Mouraria. “O que se faz num jornal como este, dito comunitário, é o mesmo que todo o jornalismo deve fazer: envolver ao máximo os leitores – sendo os leitores nada mais nada menos do que os cidadãos. É suposto, sempre, ouvi-los atentamente, e dar voz a todas as partes envolvidas nesta coisa chamada sociedade onde se cruzam os direitos e deveres de todos e onde cada um tem a sua quota parte, tanto na origem dos problemas como nas suas respectivas resoluções”. Apesar de muito popular no Brasil ou nos Estados Unidos, não abundam em Portugal exemplos de projectos de jornais ou sites comunitários – dedicado e escrito por membros de uma comunidade. As excepções parecem ser o jornal gratuito Fazendo, criado no Faial em 2008, dedicado à cultura e ciências do arquipélago e o projecto online Preguiça Magazine, dedicado à criatividade, culturas, tendências e lazer de Leiria.
A passada edição do M&P em papel destacou oito revistas e jornais que conseguem ser diferenciadores, como é o caso do Rosa Maria.