Meios & Publicidade, 13 de Março de 2014 às 11:58:28, por PEDRO DURÃES
Comunicados curtos, com estilo informativo e não publicitário, que contenham imagens ou vídeos, bem como rapidez nas respostas e maior conhecimento do perfil dos meios. São estas as sugestões que os jornalistas online fazem às agências de comunicação nas respostas ao Questionário “Jornalismo na Era Digital”, levado a cabo pela Guess What, junto de 32 jornalistas. Segundo este questionário, menos de metade (44%) dos jornalistas online considera que os materiais que recebem das agências de comunicação são adequados às suas necessidades, sendo que 93% consideram que seria útil e interessante ter acesso a uma plataforma online onde pudessem consultar informações actualizadas e antigas (em arquivo) e ter acesso a um banco de imagens e agenda de eventos.
Quanto aos materiais de comunicação mais úteis para o trabalho dos jornalistas online, 32% preferem receber texto. Seguem-se as imagens (29%) e vídeos (18%). No que toca ao formato de documentos que os jornalistas preferem receber por correio electrónico, o destaque vai para documentos em formato Word (47%), seguidos de texto no corpo do email (33%) e documentos em formato PDF (18%). No que toca ao uso de redes sociais num contexto profissional, 43% dos inquiridos prefere o Facebook, 29% o Linkedin e 18% o Twitter. Grande parte dos jornalistas online considera que o envio de informação com embargo é útil, na medida em que permite “maior cuidado na preparação do trabalho” já que “mesmo no online é preciso planear o mês. Guarda-se a informação até poder utilizá-la”.