Meios & Publicidade, 4 de Julho de 2014 às 01:06:42, por RUI OLIVEIRA MARQUES

Conheça os temas em destaque na edição desta quinzena do M&P, integralmente dedicada à relação entre Portugal e Angola. Francisco Botelho (JLM & Associados Angola), Bruno Albernaz (grupo Arena), Miguel Ralha (BAR), Nuno Fernandes (Executive), João Duarte (YoungNetwork), Luís Fonseca (Lift Angola), João Paulo Luz (Sapo) e Jaime Fidalgo Cardoso (Exame Angola) assinam os espaços de opinião.
Entrevista: “A explosão das marcas ainda está para acontecer”
Em 2005 nascia a agência angolana Publivision. Hoje, menos de uma década depois, a publicidade é apenas uma das várias áreas de negócio do grupo Zwela, presente em Angola, Moçambique e Portugal. Em entrevista ao M&P, Álvaro Torre, presidente do conselho de administração do grupo, faz um balanço.
Cases de comunicação
Conheça alguns dos projectos de comunicação de agências de origem portuguesa para clientes em Angola, descritos pelas próprias agências
Entrevista: “Em Angola não damos passos, damos saltos”
Miguel Reis foi para Angola em 2007 para trabalhar na Executive e é desde 2012 director criativo da TBWA Angola. Em entrevista analisa os desafios e oportunidades que tem pela frente.
Como é trabalhar uma marca com 10 milhões de clientes
A Unitel costuma ser apontada como o principal investidor de publicidade em Angola. Francisco Costa, da Ogilvy & Mather, explica o método de trabalho.
Entrevista: “O nível do mercado está a melhorar bastante”
O brasileiro Marcelo Medeiros está na Back Communication desde 2007, após ter passado pela Brandia Central, TBWA eY&R em Lisboa. “Quem está no mercado consegue identificar quais as agências com estrutura e capacidade de resposta. Há muita gente de fora que faz bom trabalho”, refere o director criativo que trabalha para marcas como Globo, Gallo e Western Union.
Entrevista: “Há potencial para um canal de informação”
Na MultiChoice desde Setembro, Nuno Santos, content manager para os mercados de língua portuguesa da operadora, faz o balanço destes primeiros 10 meses.
As estratégias da Cuca e da Blue para Portugal
O mercado angolano tem sido terreno fértil para a aposta de internacionalização de inúmeras marcas portuguesas, mas o caminho inverso começa a ser trilhado. Conheça a estratégia de duas marcas que têm objectivos bem definidos para o mercado português.
E os anunciantes preferem…
Tal como no mercado português, a televisão é o meio preferido pelos anunciantes. Ao contrário do que acontece em Portugal, o maior anunciante é o governo/publicidade institucional.
Procura-se director de marketing
Trabalhar em marketing em Angola pode ser um desafio aliciante. Mas as especificidades do mercado angolano exigem jogo de cintura aos profissionais do sector e a maioria dos anúncios não dispensa a experiência no local. O M&P analisou dezenas de anúncios, falou com um especialista em recrutamento para países africanos, Sérgio Leote, da Michael Page, e traça-lhe o perfil procurado para directores de marketing em Angola.
As marcas líderes no Facebook
Análise de páginas de Facebook de Angola com o Facebook Pages Performance, ferramenta do Buzzmonitor. Estudo realizado entre 18 a 24 de Junho, pela e.Life.
O primeiro passo na internacionalização dos novos canais
O último ano foi produtivo em lançamentos de novos canais televisivos no mercado português, com o nascimento do CM TV, da SIC Caras e do TVI Ficção. Pouco mais de um ano de emissões depois, já todos podem ser encontrados nos pacotes de televisão por subscrição em Angola.
Como se diz luzes, câmara, acção em umbundo?
Há vários realizadores portugueses que já devem saber dizer umas palavras tal é o vai e vem em viagens para filmar no mercado angolano. Apesar de algumas produtoras continuarem focadas no mercado português, são já várias as que apostam em Angola. Estas são algumas das produções que marcaram o trabalho destas empresas nacionais no último ano para este mercado.