Um total de 77% dos portugueses afirma negociar mais os preços do que há cinco anos, uma percentagem acima da média europeia (59%), segundo a nova edição do Observador Cetelem do Consumo.Além de serem os que negoceiam mais, os portugueses são aqueles que prestam mais atenção aos preços desde a crise (91% contra uma média europeia de 83%). São também os consumidores portugueses os menos propensos a fazer compras inteligentes, tais como a caça às promoções, as compras de ocasião ou o ‘low cost‘. Apenas 31% admitem fazê-lo mais do que há cinco anos, valor abaixo da média europeia (79%).
Além dos preços, os consumidores estão também mais atentos à qualidade e ao impacto das suas compras. Os portugueses estão entre os europeus que, desde a crise, mais atenção dão à origem e composição dos produtos: cerca de 73% contra uma média europeia que ronda os 67%. À frente de Portugal está apenas a Roménia (86%), a Itália (83%) e a República Checa (75%), onde a percentagem de inquiridos interessados em conhecer a origem dos produtos é ligeiramente superior.
A preocupação com a protecção do meio ambiente é cada vez mais visível, nomeadamente no consumo e no próprio momento de compra. 68% dos portugueses diz dar mais atenção ao impacto ambiental dos produtos do que há cinco anos atrás, uma percentagem acima da média europeia que se situa nos 60%. Assim, Portugal encontra-se no top 3 de países mais preocupados com o impacto das compras no ambiente, logo a seguir à Itália (73%) e à Hungria (69%).
A mais recente edição do Barómetro Europeu revela ainda que a maioria dos portugueses (91%) confessa fazer mais compras importantes hoje do que há cinco anos. Portugal é aliás o País onde essa percentagem é maior: no resto da Europa, a média de consumidores a afirmar ter aumentado o número de compras importantes fica-se pelos 64%.
“Passados cinco anos desde o início da crise, nota-se uma grande evolução nas práticas de consumo dos europeus, especialmente nas dos portugueses. Hoje, os consumidores estão mais atentos ao preço, o que traduz a predominância da problemática das questões orçamentais. Mas além do preço, os portugueses estão também cada vez mais preocupados com a origem dos produtos e o impacto dos mesmos no ambiente, o que revela a adopção de um comportamento de compra mais responsável“, explica Diogo Lopes Pereira, director de marketing do Cetelem.
Ficha Técnica
Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridos 8.719 europeus (pelo menos 500 indivíduos por país, com idade superior a 18 anos) através da Internet, em 12 países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Hungria, Polónia, República Checa, Eslováquia e Roménia. Os inquéritos foram realizados entre 4 de novembro e 2 de dezembro de 2014 pelo Observador Cetelem, em parceria com a sociedade de estudos e consultoria BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido pela TNS Sofres.