1. Quando estiverem a pesquisar sobre algo, deverão efectuar um inventário dos trabalhos académicos sobre o vosso tema (ou sobre o tema que abrange o vosso, na ausência de trabalhos específicos), realizados no ISCSP, na UTL, no ISCTE, na FCSH, na Escola Superior de Comunicação Social, na Universidade de Coimbra, na Universidade do Porto, na Universidade do Minho e noutras Universidades e Politécnicos nacionais. Condensem numa sinopse (1-2 parágrafos) sobre o que tratam (ou seja, façam uma pré-ficha de leitura).
2. Poderão prosseguir com um inventário de livros e artigos recolhidos ou a recolher sobre o vosso tema (excluindo os já apresentados acima). Voltem a fazer a tal sinopse.
Posto isto, seleccionem e leiam (efectivamente) os trabalhos, artigos e livros importantes. E deixem os outros para quando voltarem a ter tempo…
Ah, e façam fichas de leitura. Para mais tarde recordar, que a vossa memória não irá durar-vos sempre, e também para se organizarem.
3. Quando estiverem a escrever, deverão procurar ir mencionando os autores de que estão a socorrer-se, para que não pareça que estão a “inventar” (não há nada de errado em ser-se criativo, mas se alguém já falou sobre o tema, precisam de referi-lo) ou, pior, a plagiar. Consultem umas teses de Mestrado e Doutoramento, para verem como podem ser feitas as citações bibliográficas, como é feito o “estado da arte” no início de cada trabalho, como são desenvolvidas as correntes teóricas mais relevantes, etc.
4. Procurem listar os conceitos que são importantes para o vosso trabalho e tentem defini-los o mais cedo possível. Depois poderão revê-los (o mais certo é que os revejam, à medida que forem lendo e aprendendo sobre o assunto) mas…é preciso começar por algum ponto.
5. Lembrem-se sempre do motivo pelo qual estão a realizar o trabalho e não imponham objectivos desmedidos a vós próprios (nem objectivos demasiado modestos, claro, porque não andaram tantos anos na escola para isso). Tentem não se dispersar demasiado (é natural que isso aconteça nas, digamos, primeiras 2-3 semanas; mais do que isso é masoquismo). Mais vale estudarem bem um tema mais restrito, do que outro enorme tema pela rama. Mantenham-se sintéticos: digam o essencial em poucas palavras, fáceis de perceber. Small is beautiful, no mundo académico como em tantas outras coisas da vida!