No dia 11 de Agosto de 2020, a Google anunciou uma nova ferramenta disponível para os empresários e empresas que procurem ampliar a sua visibilidade nos motores de busca: o People Cards.
O People Cards é como um cartão de visita virtual para si e/ou para o seu negócio, que ajudará a melhorar a sua visibilidade nos motores de busca de cada vez que um consumidor ou cliente o pesquisa.
Para criar um People Card deverá entrar na sua conta Google e pesquisar “add me to search”. De seguida, preencha as suas informações, como os links para o seu website e redes sociais online, o seu contacto telefónico, o seu email, etc. Quanto mais informação incluir no seu cartão de visita, maior a probabilidade de aparecer nos motores de busca!
Embora esta ferramenta ainda esteja em fase de teste, disponível apenas na Índia, é possível antever algumas vantagens ao utilizar o People Cards, principalmente quando pensamos em internacionalizar. Além de melhorar o nosso SEO, esta nova ferramenta facilita a pesquisa por qualquer empresário, influenciador, freelancer ou negócio através do nome, sistematizando as informações para o utilizador.
Ainda assim, com a difusão da utilização do People Cards, novos desafios surgirão. Será necessário encontrar formas de garantir que aparecemos no topo das buscas, face a outros cartões de visita com o mesmo nome. Ainda não sabemos como a Google solucionará este problema, mas será espectável a criação de um sistema de leilão, semelhante ao Google Ads. Outra questão a ter em mente será a eventual criação de cartões falsos ou cartões que personifiquem outras pessoas. A Google afirma dispor de um sistema de feedback para reportar essas situações, mas sabemos que este tipo de questões demoram algum tempo a ser solucionadas. A criação destes cartões falsos poderá ser suficiente para reduzir a visibilidade nos motores de busca e danificar a nossa imagem aos olhos do algoritmo da Google.
Fonte: Google