A história

A história

A ideia para esta newsletter surgiu de forma inesperada.

Estávamos a enfrentar uma crise de inspiração. Tentávamos escrever algo interessante sobre “inteligência emocional e social aplicada à liderança de organizações”, mas não estava fácil. Até que recebemos o toque de Deus.

Estávamos no atrium de um Hotel em Lisboa a tentar encontrar uma boa maneira de desenvolver o tema da newsletter (entre outras coisas, somos bastante multitaskers), quando, do nada, aparece uma pedinte com um ar completamente seguro e confiante a pedir-nos que lhe comprássemos um petisco bastante carote do bar do hotel. Fez-se luz.

Vimos imediatamente o potencial que esta história tinha para exemplificar e permitir um melhor entendimento da importância da inteligência emocional e social. Na comunicação há que se saber aproveitar o momento e os momentos! A inspiração não vem de uma folha em branco, vem das nossas experiências, da nossa observação do mundo.

As histórias são fundamentais para cumprir duas grandes leis da comunicação: tornar interessante o importante e facilitar o entendimento. Quanto à origem das histórias, podemos observar o contexto real do tema que trabalhamos e ter a sorte de ter uma história real para contar, ou então também podemos recorrer à nossa inspiração.

A história é importante, mas mais importante ainda é como vamos aliar a história à mensagem que pretendemos transmitir. O esquema utilizado por nós é: contar primeiro a história para chamar a atenção do público e fechar com a moral da história, introduzindo os conceitos técnicos que queremos transmitir.

Artigos Recentes