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7 dicas para o seu Modelo de Negócio com o Canvas

O Modelo de Negócio de uma empresa é a visão integrada do processo de identificação e utilização de recursos, competências e parcerias, para criar e entregar valor aos seus clientes e acionistas. Aqui apresentamos-lhe 7 dicas úteis que deve ter em conta quando está a definir o seu Modelo de Negócio, com o Canvas.

O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta bastante útil para quem está a pensar criar um negócio ou até já tem um. O Canvas permite ver todos os aspetos fundamentais de um Modelo de Negócio numa única folha e pode ser uma grande ajuda na criação da sua nova empresa ou na sua organização mais antiga.

Mas como funciona o Canvas?

O Canvas permite refletir sobre o seu negócio em nove quadrantes:

O quê:

  • Proposta de valor – o que tem para oferecer aos seus clientes;

O quem:

  • Segmento de clientes – quais são os seus clientes-alvo;
  • Relacionamento com o cliente – como vai relacionar-se com eles;
  • Canais de distribuição – como os seus produtos chegam até aos seus clientes;

O como:

O que necessita para produzir esse valor:

  • Atividades chave;
  • Recursos chave a utilizar;
  • Parceiros chave a envolver;

O quanto:

  • Identificação da estrutura de custos;
  • Identificação das fontes de receita;

7 dicas úteis para preparar o seu Modelo de Negócio:

1. Se tem uma ideia, use o Canvas:

– É ideal para praticar o planeamento do negócio;

– Ajuda-o a visualizar a ideia e a desenvolver as diferentes áreas, sem esquecer nenhuma;

2. Utilize Post-It:

– Imprima o modelo ou desenhe-o numa folha ou quadro branco;

– Use post-it e não escreva diretamente no quadro, para facilitar as alterações;

3. Take your time:

– Leve o tempo que precisar a completar, modificar, escolher e melhorar o seu modelo;

4. Respeite a ordem:

– Comece pela “Oferta de Valor” – o que vai oferecer, que problema ou necessidade irá resolver;

– De seguida o “Para Quem” – começe a definir como vai gerar valor para cada segmento de clientes;

– Depois o “Como” – a organização e a eficiência na produção do valor;

– Por último o “Quanto” – os números, para perceber se a ideia é financeiramente viável;

5. Seja específico:

– Utilize uma cor ou imagem diferente para cada proposta de valor ou segmento de clientes, para ajudar a visualizar as ligações;

6. Teste as hipóteses:

– Antes da implementação é importante validar as ideias junto dos segmentos de clientes;

– Faça protótipos, demonstrações, propostas e use o feedback para melhorar o modelo;

7. Insista, insista… como na ginástica:

Trabalhe constantemente o seu modelo para:

– Melhorar o seu negócio;

– Acompanhar as necessidades dos clientes;

– Vencer a concorrência.

Fonte: IAPMEI Agência para a Competitividade e Inovação

Imagem: fauxels em Pexels

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